INTEGRAÇÃO NA NUVEM

Colégio Bandeirantes adota Office 365 6q4327

A instituição adotou o sistema em nuvem, assim como o OneDrive, para cerca de 2,8 mil alunos. 4jl5g

06 de outubro de 2014 - 10:18
Colégio Bandeirantes vai de Office 365. Foto: divulgação.

Colégio Bandeirantes vai de Office 365. Foto: divulgação.

O Colégio Bandeirantes, instituição paulista com mais de 70 anos de existência, anunciou o início de um projeto de mobilidade no ensino, usando a plataforma Office 365 da Microsoft.

A instituição adotou o sistema em nuvem, assim como o OneDrive, para cerca de 2,8 mil alunos. A partir destas licenças, a escola deu início a uma iniciativa para o uso de tablets nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Os professores do Bandeirantes aram por um treinamento em abril deste ano e agora estão trazendo o Office 365 e o OneDrive para o dia a dia dos alunos. Estudantes do 7º ano, por exemplo, já fizeram um trabalho de história utilizando a versão na nuvem do PowerPoint.

De acordo com o colégio, a ferramenta online permitiu que compartilhassem a tarefa com o professor e também entre si, para que pudessem trabalhar de maneira colaborativa. Os alunos também já usaram outras ferramentas do Office nos iPads que a escola dispõe.

A partir da adoção do Office 365, o colégio também deu início a um projeto de migração de todos os arquivos da rede interna do colégio para o Sharepoint, plataforma para arquivamento de documentos na nuvem da Microsoft.

A expectativa é desativar os servidores internos, antes dedicados ao armazenamento desses arquivos, no último bimestre de 2014. Professores e outros funcionários arão a salvar documentos diretamente no Sharepoint, que é integrado ao Office 365.

Além de liberar a infraestrutura interna para outras finalidades, o uso do Sharepoint permitirá, por exemplo, a criação de um calendário online para cada turma, visualizado por todos os professores em tempo real.

Esse calendário online estará integrado ao e-mail de cada aluno, que receberá as tradicionais notificações cada vez que um professor incluir uma tarefa ou compromisso, evitando a sobrecarga de deveres de mais de uma disciplina no mesmo dia.

"A tecnologia é um pilar fundamental para promovermos o trabalho em colaboração entre os alunos, além de ajudá-los a se organizar melhor e se preparar para a realidade que encontrarão no mercado de trabalho", afirma Mario Abbondati, responsável por tecnologia educacional aplicada em sala de aula no Colégio Bandeirantes.

O projeto é uma continuidade da adoção da escola pela nuvem da Microsoft, o Azure. Atualmente, o Colégio Bandeiriantes hospeda todos os sites, blogs, backups, banco de dados e sistemas ERP (Educacional, Financeiro e RH) no Azure.

"Percebemos uma melhora significativa de desempenho, o que nos motivou a migrar praticamente todas as nossas aplicações para a infraestrutura no Brasil", disse Alexandre Cury, gerente de tecnologia da informação do colégio.

Leia mais 6z23s

EXCLUSIVO

Fossati não é mais CIO da Agiplan 5j41u

Há 3962 dias
CLOUD PARA PME

NET: na briga pela nuvem corporativa 5l6r5d

Há 3950 dias
ENSINO

UniRitter compra Fapa 3e3m2v

Há 3941 dias
BOLSA

COMUNICAÇÃO

Brasoftware implanta Office 365 na Algar 3p431a

CLOUD

Compusoftware compra Infoshot 736y6h

ESTRATÉGIA

Google Business agora é "for work" 48432r

EDUCAÇÃO NA NUVEM

Uninove: Office 365 para 150 mil alunos 1v3rs

NOVA LINHA

HP: tablets a partir de US$ 100 3161n