
Colégio Bandeirantes vai de Office 365. Foto: divulgação.
O Colégio Bandeirantes, instituição paulista com mais de 70 anos de existência, anunciou o início de um projeto de mobilidade no ensino, usando a plataforma Office 365 da Microsoft.
A instituição adotou o sistema em nuvem, assim como o OneDrive, para cerca de 2,8 mil alunos. A partir destas licenças, a escola deu início a uma iniciativa para o uso de tablets nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
Os professores do Bandeirantes aram por um treinamento em abril deste ano e agora estão trazendo o Office 365 e o OneDrive para o dia a dia dos alunos. Estudantes do 7º ano, por exemplo, já fizeram um trabalho de história utilizando a versão na nuvem do PowerPoint.
De acordo com o colégio, a ferramenta online permitiu que compartilhassem a tarefa com o professor e também entre si, para que pudessem trabalhar de maneira colaborativa. Os alunos também já usaram outras ferramentas do Office nos iPads que a escola dispõe.
A partir da adoção do Office 365, o colégio também deu início a um projeto de migração de todos os arquivos da rede interna do colégio para o Sharepoint, plataforma para arquivamento de documentos na nuvem da Microsoft.
A expectativa é desativar os servidores internos, antes dedicados ao armazenamento desses arquivos, no último bimestre de 2014. Professores e outros funcionários arão a salvar documentos diretamente no Sharepoint, que é integrado ao Office 365.
Além de liberar a infraestrutura interna para outras finalidades, o uso do Sharepoint permitirá, por exemplo, a criação de um calendário online para cada turma, visualizado por todos os professores em tempo real.
Esse calendário online estará integrado ao e-mail de cada aluno, que receberá as tradicionais notificações cada vez que um professor incluir uma tarefa ou compromisso, evitando a sobrecarga de deveres de mais de uma disciplina no mesmo dia.
"A tecnologia é um pilar fundamental para promovermos o trabalho em colaboração entre os alunos, além de ajudá-los a se organizar melhor e se preparar para a realidade que encontrarão no mercado de trabalho", afirma Mario Abbondati, responsável por tecnologia educacional aplicada em sala de aula no Colégio Bandeirantes.
O projeto é uma continuidade da adoção da escola pela nuvem da Microsoft, o Azure. Atualmente, o Colégio Bandeiriantes hospeda todos os sites, blogs, backups, banco de dados e sistemas ERP (Educacional, Financeiro e RH) no Azure.
"Percebemos uma melhora significativa de desempenho, o que nos motivou a migrar praticamente todas as nossas aplicações para a infraestrutura no Brasil", disse Alexandre Cury, gerente de tecnologia da informação do colégio.