O Grupo SBF, responsável pelas redes Centauro, By Tennis, Almax Sports e da operação exclusiva das lojas Nike Store no Brasil, ampliou o uso do SAP.
A companhia, que utiliza o ERP desde o ano ado, iniciou a adoção do módulo pw.SPED Pis/Cofins, desenvolvido pela Sonda Procwork, em junho.
A Sonda, aliás, é responsável por todo o projeto SAP na empresa, que conta com sete mil colaboradores em 201 lojas espalhadas por 23 estados brasileiro.
Conforme a CIO do Grupo SBF, Margarida Pedra, o ERP é o “alicerce tecnológico” para sustentar o crescimento da empresa e ajudar na preparação para um possível IPO – a SBF projeta abrir capital na BMF&Bovespa, ainda sem data definida.
“Contamos com uma solução robusta e uma consultoria capaz de proporcionar apoio de ponta a ponta”, destaca Margarida.
Segundo ela, o que otimiza as atividades do grupo é a integração ao SAP de todos os sistemas para atendimento das demandas fiscais, desenvolvidos pela Sonda IT, e das soluções de comercio exterior, que am as importações de produtos esportivos realizadas pela companhia.
Integração sem interrupções, diga-se.
“A Sonda apoiou a transição do sistema legado para o SAP sem que houvesse nenhuma inconsistência no processo e concluiu a implementação sem falhas”, afirma a CIO.
Hoje, segundo a executiva, a solução de gestão dita um novo conceito de processos empresariais no grupo.
“Hoje, o SAP é usado em 190 lojas do grupo e mais de 200 funcionários do backoffice, que nos apoiam em controles internos”, afirma ela.
Uma base tecnológica que prepara a companhia também para o crescimento de vendas esperado em função de eventos esportivos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“A rede Centauro, por exemplo, está presente na maioria dos shoppings centers do Brasil. Com a Copa e as Olimpíadas, a procura por artigos esportivos deve triplicar”, explica Margarida. “Agora estamos prontos para atender à demanda”, complementa.