INFRA

Com4 Data Center: hiperconvergência com Nutanix 2615q

Desenvolvimento das estruturas demorava cerca de seis meses e agora leva 24 horas. l2n53

06 de julho de 2020 - 09:46
Empresa tem sede em Franca, no interior de São Paulo. Foto: divulgação.

Empresa tem sede em Franca, no interior de São Paulo. Foto: divulgação.

A Com4 Data Center, sediada no interior de São Paulo, apostou na Nutanix HCI, solução de hiperconvergência da Nutanix, para otimizar o provisionamento e acelerar a automação do ambiente virtual.

Mesmo com outras soluções tradicionais funcionando no data center, a empresa incluiu a Nutanix à sua lista de fornecedores em 2019, adquirindo um cluster inicial com cinco nós e utilizando a solução Acropolis Hypervisor (AHV).

“Notei que a Nutanix se destacava no mercado e comprei a ideia porque minha área de atuação sempre exige inovação. Como somos fornecedores para diversos nichos de negócios, precisamos de margem e confiabilidade na nossa plataforma”, conta Paulo Henrique Ferreira, CEO e fundador do Com4 Data Center.

Segundo a empresa, isso permitiu ganhos em simplicidade na operação, melhor gerenciamento de plataforma, hiperconvergência, facilidade na criação e provisionamento de máquinas e a automatização de atividades antes executadas manualmente.

Anteriormente, o desenvolvimento das estruturas demorava cerca de seis meses, agora são 24 horas com a economia de dezenas de linhas de programação.

Os novos equipamentos também aceleraram os ciclos de backup, que antes duravam cerca de 17 horas e agora são realizados em duas.

De acordo com a empresa, todos esses aspectos são cruciais para um data center, pois parar não é uma opção, sobretudo quando várias outras empresas dependem dele – em especial as que demandam alta disponibilidade, como hospitais que atendem em sua região. 

“Sermos escolhidos para apoiar a infraestrutura de TI de organizações que desempenham um papel tão essencial em nossa sociedade só nos encoraja a continuar nossa busca para desenvolver soluções cada vez mais confiáveis”, destaca Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil. 

Além disso, a Nutanix afirma que a AHV permitiu um rápido retorno sobre o investimento por ser integrada e não possuir custos de licenciamento. Com isso, os gestores da Com4 puderam realocar os funcionários para atividades mais estratégicas, desenvolvendo novos produtos.

Fundada em 1998, a Com4 Data Center tem sede em Franca, cidade com cerca de 353 mil habitantes localizada no interior de São Paulo. 

Com 1.250m² de área construída, a empresa oferece serviços como cloud computing, colocation, hosting, migração de aplicações, consultoria em projetos especiais, planejamento e implantação de projetos.

Já a americana Nutanix foi fundada em 2009. Listada na Nasdaq, teve receita de US$ 1,2 bilhão no ano ado.

Leia mais 6z23s

CERTIFICAÇÃO

Becomex conquista ISO 27001 1e7344

Há 1789 dias
NOVA ÁREA

Sonda contrata diretora executiva para varejo 20h1z

Há 1789 dias
FUTURO

Indústria 4.0 depende da convergência entre OT e TI 381k5y

Há 1790 dias
NOME

Locaweb: nova marca foca no corporativo 711n50

ERP

Grupo Ultra faz go live remoto do SAP S/4 Hana 5i1h1u

HIPER

TJ-CE adota vSan da VMware 3f1722

FOI

Oi vende cinco data centers por R$ 425 milhões 631d5v

TENDÊNCIA

Como acertar o o na nuvem em 2020 2q5362

VIRADA

Ministério da Economia prepara compra de nuvem 11193b

SEGURANÇA

Catho tem vazamento de dados 3l3q2y