
Solução da IBM foi aproveitada pela Coopetrigo para integrar filiais
Servidores IBM integrados ao sistema ERP foram a solução encontrada pela Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda (Coopatrigo), para interligar suas unidades de negócios e atender aos requisitos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), exigência de fiscalização da Receita Federal.
Com 20 filiais e 3,5 mil associados, a cooperativa de São Luiz Gonzaga, a 495 quilômetros de Porto Alegre, investiu na solução DelsoftERP.
Um novo parque tecnológico foi instalado, com um IBM Power System com sistema operacional IBM e banco de dados DB2 integrado, servindo como como servidor de banco de dados e processa informações estratégicas.
“Temos um grande volume de dados que são ados remotamente e, com o projeto, modernizamos nossa infraestrutura para agilizar a tomada de decisões dos gestores”, disse Paulo Jung, gerente de TI da Coopatrigo.
A IBM, em conjunto com a Delsoft Sistemas, implantou a solução DelsoftERP. Entre os módulos que a Coopatrigo adquiriu estão Controle de Combustíveis e Gestão do Agronegócio, além de soluções de Recursos Humanos, Nota Fiscal Eletrônica e a ferramenta Commerce.
As informações disponíveis nesses sistemas têm digital e são transmitidas, via Internet, ao ambiente SPED. Antes, os aplicativos da Coopatrigo eram distribuídos por área e toda a integração era realizada manualmente no departamento contábil, gerando um grande retrabalho.
Cerca de 5,5 milhões de sacas de grãos são produzidas anualmente pela Coopatrigo. Além de soja, milho, trigo e arroz, a rede de negócios da cooperativa inclui ainda uma Unidade Produtora de Leitões (UPL), duas unidades industriais, supermercado, posto de combustíveis, lojas agropecuárias em quase todas as unidades regionais, além de serviços de campo, como assistência técnica, projetos agronômicos e agricultura de precisão.