
A Cooperoeste industrializa cerca de 550 mil litros de leite diariamente. Foto: Divulgação
A Cooperoeste, uma das maiores indústrias de laticínios de Santa Catarina, adotou uma solução da SIG, empresa líder no fornecimento de sistemas para gestão do processo de embalagem de produtos.
O Pac.Trust, solução adotada, permite que a empresa acompanhe seus processos e operações de forma digital, otimizando o o à informação com visibilidade do chão de fábrica em tempo real.
Na primeira fase do projeto, a Cooperoeste implementou os módulos de digitalização e eficácia geral do equipamento (OEE, na sigla em inglês) para ajudar no aumento da produtividade e na redução de custos.
As ferramentas realizam a conversão de formulários físicos para o meio digital e de dispositivos de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), que, conectados aos equipamentos da produção, são capazes de coletar e inserir dados das máquinas diretamente na plataforma.
Para Vagner Palaver, gerente de produção da Cooperoeste, a expectativa é que a solução apoie a empresa em ações imediatas e assertivas, aumentando seu repertório para identificar oportunidades na operação, mitigar eventuais desvios e garantir a entrega de produtos com mais qualidade.
“A SIG nos trouxe uma tecnologia que permite não somente a digitalização dos controles e monitoramentos do chão de fábrica da empresa, mas também nos dá visibilidade da eficiência do nosso processo produtivo de ponta a ponta", finaliza Palaver.
Há mais de 26 anos no mercado, a Cooperoeste está localizada em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, e industrializa cerca de 550 mil litros de leite diariamente, tornando-se uma das maiores indústrias de laticínios do extremo oeste catarinense.
A companhia é dona das marcas Terra Viva, Produtos Amanhecer e Oeste Nutrição e conta com mais de 400 funcionários.
Já a SIG foi fundada em 1853 e tem sede em Neuhausen, na Suíça, considerada líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas.
A empresa conta com 5,9 mil funcionários ao redor do mundo e possui clientes em mais de 70 países.
Em 2021, a SIG produziu mais de 42 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de € 2 bilhões.