
Laércio Cosentino, CEO da Totvs. Foto: Divulgação.
A jornada de transformação digital que se mostra como o caminho a ser seguido hoje por empresas de todos os segmentos deve começar por um processo de "destruição" dos negócios.
É a opinião de Laércio Cosentino, CEO da Totvs, que realizou uma palestra em Porto Alegre nesta semana.
"É preciso destruir e revalidar seu negócio antes que as startups o façam", destaca Cosentino.
O CEO ressalta que as empresas precisam aproveitar as novas oportunidades geradas pelo desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada, o principal fator de revolução digital na opinião de Cosentino.
Para ele, apesar de tecnologias avançadas colaborarem com a digitalização, esse processo não seria possível sem a quantidade de dados disponíveis a partir desse movimento de compartilhamento.
"Através de opiniões e informações postadas online, o consumidor a a ditar as tendências e definir o que as empresas devem produzir", relata Cosentino.
Ao falar com CEOs e diretores de companhias gaúchas, o líder da Totvs utilizou sua própria empresa como exemplo para mostrar os os importantes de uma jornada de digitalização.
Em 2015, a companhia definiu um plano de quatro anos para alterar aspectos relacionados a três pilares diferentes, chamados internamente de cultura & ambiente, processo & atendimento e oferta & portfólio.
"Repensamos nossos processos e simplificamos nosso atendimento, além de tornar nosso portfólio mais ível com o modelo de software como serviço", conta o empresário.
Um dos os para consolidar a estratégia de transformação foi a abertura da nova sede da empresa, inaugurada em junho em São Paulo.
Cosentino relata que a construção do prédio foi pensada para estar encaixada ao conceito e cultura da empresa.
"Resumimos o que é ser Totvs em conceitos simples e espalhamos essa ideia em toda a sede através do layout e de pinturas, porque o sentido visual é o mais importante na hora de receber uma mensagem", explica o CEO.
A sede conta com mais de 65 mil m² e abriga cerca de 3,2 mil funcionários da Totvs - 2 mil em áreas de desenvolvimento e inovação, e 1,2 mil em setores istrativos e de atendimento.
O novo prédio foi inspirado em companhias do Vale do Silício, priorizando a tendência de espaços abertos com grandes áreas de trabalho.