CONECTIVIDADE

Cotripal adota soluções da Fortinet 6kc2m

Em projeto da Integrasul, a cooperativa centralizou e integrou sua infraestrutura de rede. 42a1w

07 de outubro de 2022 - 16:40
A Cotripal possui mais de 5 mil associados em 13 cidades (Foto: Facebook)

A Cotripal possui mais de 5 mil associados em 13 cidades (Foto: Facebook)

A Cotripal, cooperativa agropecuária do Noroeste do Rio Grande do Sul, adotou soluções da Fortinet em um projeto implantado pela Integrasul, provedora local especializada em segurança da informação e parceira da empresa norte-americana.

Segundo a cooperativa, a necessidade surgiu diante do crescimento experienciado recentemente, visto que nos últimos três anos  a organização alcançou US$ 2,5 bilhões em faturamento (cerca de R$ 13 bilhões) e lida com aproximadamente 16 mil transações por minuto.

Fundada em 1957, hoje a Cotripal possui mais de 5 mil associados em 13 cidades. A cooperativa atua também no varejo, área em que soma mais de 2,5 mil funcionários e 45 estabelecimentos que vão desde farmácias até postos de gasolina.

Antes, infraestrutura utilizada não conseguia acompanhar o crescimento da empresa, sendo que a manutenção, roteamento e implantação das novas filiais tinham que ser feitos manualmente.

A organização também não possuía uma gestão centralizada de sua infraestrutura de rede, o que gerava problemas de conectividade.

Para abarcar a abertura de novas filiais, que requerem implantação simultânea de equipamentos, setup e configuração, a cooperativa optou pelo FortiGate Next-Generation Firewalls (NGFWs), com o objetivo de proteger e ligar todas as suas lojas em uma rede unificada.

A Cotripal adotou, ainda, o FortiSwitches Secure Ethernet Switches para aumentar as conexões de rede, mantendo as políticas de segurança do FortiGate, por meio da plataforma Fortinet Security Fabric, que conecta todas as soluções.

Já com o FortiManager, ferramenta que permite gerenciar e monitorar toda a rede, a equipe de TI da cooperativa afirma ter ganho visibilidade completa nos mais de 3 mil dispositivos de rede implantados em todos os locais.

A solução fornece informações em tempo real sobre a estabilidade da conexão e a saúde da rede. Desse modo, se forem detectadas atividades incomuns, a empresa pode ver onde elas estão acontecendo e tomar decisões rápidas.

Antigamente, as lojas perdiam conexões de rede, o que impedia que um agricultor vendesse seus produtos ou prejudicava as transações on-line em lojas, como pagamentos com cartão de crédito. Os visitantes também costumavam se queixar da lentidão experienciada.

Segundo a empresa, as dificuldades de conectividade foram solucionadas com o Fortinet Secure SD-WAN.

Agora, ao invés de reconfigurar manualmente seus três links de internet para restaurar a conectividade, a equipe pode redirecionar a conexão automaticamente para o link ativo, o que garantiria um fluxo ininterrupto, sem atrasos e problemas de largura de banda.

Por meio da solução LAN Edge, os 600 pontos de o FortiAP am a funcionar também de forma integrada com os NGFWs FortiGate para criar uma arquitetura SD-Branch.

Assim, os visitantes têm o à intranet, às aplicações comerciais e aos sites externos da internet com e da plataforma FortiAnalyzer.

Através dela, a cooperativa pode obter registros e relatórios de incidentes em tempo real para tomar medidas imediatas contra quaisquer ameaças. Todo o tráfego da rede é criptografado e protegido via VPN, eliminando o risco de vazamento de dados.

Com o sistema anterior, a equipe de TI tinha que monitorar ativamente a rede para detectar possíveis violações de segurança, o que atrasava a resolução de problemas e comprometia uma quantidade significativa das informações.

Para aumentar a segurança dos os via VPN com a utilização de Autenticação Multi Fator (ou MFA, da sigla em inglês), a Cotripal conta também com a FortiToken, solução de autenticação de dois fatores para o a redes protegidas e devices de segurança.

“Iniciamos esta busca tendo a segurança como prioridade. Embora realmente precisássemos de hardware, a segurança embutida era um componente essencial. Escolhemos a Fortinet porque segurança é seu valor central, é essa a empresa que pode garantir proteção e desempenho”, explica Diego Boelter, gerente de inovação da Cotripal.

De acordo com a organização, com sua gestão centralizada, o processo de configuração para abrir um novo escritório ficou mais rápido e simples.

No mercado desde 1999, a Integrasul tem sede em Caxias do Sul e é parceira de empresas como Red Hat, Fortinet, Forcepoint e Microsoft. Dentre seus clientes, estão Grendene, Unimed, Cadastra, Tigre, Randon e GetNet,

Leia mais 6z23s

INDÚSTRIA

Maratá adota soluções da Fortinet 6w2454

Há 1063 dias
BRINQUEDOS

Ri Happy aposta em segurança com Fortinet 2zo4p

Há 1074 dias
PROTEÇÃO

Mizu melhora segurança com Fortinet 6p2u66

Há 1162 dias
AMBIENTES

Fortlev: proteção para TI e TO com Fortinet 3o6z2e

SEGURANÇA

Banco Fibra migra 100% para home office com Fortinet 4y5c5

SEGURANÇA

Creditas: home office com Fortinet 6kq3i