
Sergio Furio, CEO da Creditas. Foto: Divulgação.
A plataforma digital de empréstimos Creditas (ex-BankFacil) captou mais R$ 60 milhões em uma nova rodada de investimentos.
Com os recursos, a empresa pretende acelerar o processo de massificação do crédito com garantia no País. O pacote de iniciativas prevê a pulverização via novos canais de distribuição, além da redução da taxa de juros mínima do crédito com garantia de veículo de 2,15% para 1,99% ao mês.
“Com o novo aporte e essa combinação de esforços para disseminar o crédito com garantia, acreditamos que poderemos elevar a participação desse tipo de empréstimo no mercado brasileiro de crédito”, diz Sergio Furio, CEO da Creditas.
A rodada de investimentos teve como líder a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial. Esse é o primeiro investimento numa fintech no Brasil em que a IFC atua como líder.
O aporte também conta com a entrada da Naspers Fintech no capital da Creditas, marcando o primeiro investimento do novo braço de fintech da Naspers na América Latina.
"A tecnologia da Creditas permite que os brasileiros se valham de seus ativos para investir em seus negócios ou financiar grandes despesas com taxas de juros que proporcionem maior liberdade financeira. A empresa beneficia consumidores e instituições financeiras tradicionais, que podem usar a Creditas para atingir novos clientes com produtos inovadores e atraentes”, afirma Kai Schmitz, líder de investimentos em fintechs da IFC para a América Latina
Além dos novos sócios, a rodada ainda conta com a participação dos atuais investidores – RedPoint e.Ventures, Kaszek Ventures, Quona Capital e QED Investors que, juntos, já haviam aportado R$ 25 milhões na Creditas em rodada Série-A, concluída em junho de 2016.
Os recursos darão e ao plano de expansão da fintech, com os investimentos direcionados principalmente para tecnologia e crescimento da plataforma.
Paralelamente, a Creditas quer pulverizar o o a seus empréstimos por meio de canais de distribuição formados com parceiros estratégicos. A ideia é que esses parceiros de serviços possam disponibilizar as linhas de crédito com garantia da Creditas para seus clientes, permitindo assim que financiem os serviços contratados com prazos mais longos e parcelas menores.
A mudança de BankFacil para Creditas tem relação com desejo da empresa de reforçar seu posicionamento como um “não-banco”.
A Creditas conta com 120 colaboradores e permite originar empréstimos com garantia de imóvel ou de automóvel com recursos tanto de investidores institucionais quanto de instituições financeiras. Além de empréstimos com garantia, a empresa também atua no segmento de financiamento de automóveis no mercado C2C.