PEQUENOS PROGRAMADORES

Curso para produção de games para crianças 733530

A Startup Cursos aposta na oferta de turmas para crianças a partir de oito anos para criação de jogos digitais. 3a5q4w

14 de outubro de 2013 - 16:15
Cerca de 60 alunos já estão matriculados nas aulas. Foto: Divulgação

Cerca de 60 alunos já estão matriculados nas aulas. Foto: Divulgação

A Startup Cursos, escola carioca especializada em treinamento de programadores, abriu há dois meses turmas para crianças a partir de oito anos para criação de games.

Desde 2011, o diretor executivo da Startup, André Bechara, que começou na área de TI aos 16 anos, treina adultos. Porém, agora o método é diferente do já praticado e é inspirado em escolas secundárias dos Estados Unidos que tem programação na grade curricular.

A prática é o início do processo e, enquanto os jovens alunos tentam fazer as atividades, surgem as dúvidas e só então entra a teoria.

“Para os adultos, o ensino é mais intenso e, com os mais novos, as aulas são mais práticas do que teóricas. Temos que observar a reação deles a todo instante para entender as limitações e instigar a vontade de continuar aprendendo”, destaca Bechara.

Cerca de 60 alunos estão matriculados em turmas diárias com no máximo dez estudantes por classe. Desses, a maioria tem pais ou familiares da área de TI.

Os cursos têm duração de dois anos com um investimento de R$ 280 mensais.

O primeiro o é o Game Design, depois de concluído a criança pode escolher uma especialidade para cursar pelo mesmo período: mobile, web e Xbox.

No início, as produções são mais simples como um cartão interativo de Dia das Mães. Brechara lembra que esse é um processo lento e gradativo: “não se constrói um jogo em três dias”.

Para ele, o conteúdo desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico e o desenvolvimento intelectual e, por isso, deveria ser ensinado ainda no Ensino Fundamental.

Dessa forma, sua expectativa não é necessariamente gerar novos profissionais. “Meu objetivo é formar pessoas que saibam pensar e se seguirem na área de TI, melhor”, afirma Bechara.

Para o próximo ano, há a expectativa de abrir a primeira franquia da escola em outra capital. O custo previsto está entre R$ 150 e 200 mil.

Bechara afirma que o negócio é viável com no mínimo 60 alunos, três professores, seis turmas e com uma média de dez novos alunos por mês.

Leia mais 6z23s

EAD

Globalcode: cursos gratuitos de programação 6lw71

Há 4587 dias
EDUCAÇÃO

SuperGeeks quer crianças programando 496h1x

Há 4422 dias
MAGIC XPA

Liberato e Cigam têm curso de programação 436s52

Há 4345 dias
GRATUITO

Instituto Eldorado: curso de programação para PcD 531t62

ENSINO FUNDAMENTAL

UPF apresenta vencedores da Olimpíada de Programação 2c2h6b

AUTUADOS

Adolescentes vazaram dados da PM do RJ 1h477

EM OUTUBRO

Novas vagas para o Ciência sem Fronteiras 6k183z

DEZ ANOS DO PROGRAMA

Evento reúne palestras e workshops sobre o MPS 53446z

ALTERNATIVAS

São Paulo: hackers para resolver o trânsito 3wlk

DESAFIO

SAS convoca universitários para programa 1c1g1r