
Bernard Charles. Foto: divulgação.
A Dassault Systèmes, multinacional do segmento de CAD e PLM, divulgou o lançamento de sua marca Biovia, divisão dedicada à modelagem e simulação biológica, resultante da aquisição recente da empresa Accelrys.
A solução, que integrará a plataforma unificada 3DExperience, têm foco na modelagem química e de materiais, pesquisa e descoberta aberta colaborativa, gestão de laboratórios empresariais e de qualidade e inteligência de processos de manufatura.
A aquisição da Acclrys pela Dassault ocorreu no início deste ano, em uma transação de cerca de US$ 750 milhões. A solução Biovia já inicia com cerca de 2 mil clientes, entre eles nomes como Pfizer, Du Pont, Shell, BASF, P&G, Unilever e L’Oréal.
"Desde o projeto de materiais até a simulação molecular, a visão da Dassault Systèmes é de que a Biovia atuará como catalisadora para prover universos científicos virtuais capazes de harmonizar produtos, natureza e vida", destacou a empresa sa em comunicado.
Para Bernard Charles, presidente da Dassault, a integração das aplicações da Accelrys com a plataforma 3DExperience criará "um novo ambiente colaborativo para o desenvolvimento de experiências avançadas em biologia, química e materiais".
Nos últimos anos, a gigante sa está ando por uma transformação do seu posicionamento no mercado, tornando-se uma empresa de aplicações empresariais. Em 2013 a empresa teve um faturamento na casa dos US$ 2 bilhões.
O novo posicionamento, inclui a entrada em novos segmentos para a empresa, além da tradicional presença em engenharia e design de produto para mercados até agora fora do alcance como gestão de marketing, logística, supply chain e até mesmo área financeira, algo impensável há alguns anos.
“Até dois anos atrás éramos muito mais uma empresa de tecnologia. Hoje somos muito mais orientados a negócios”, resume Bernard Charles.