Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Henrique Portella.
A iMaps, uma das maiores implementadoras de Qlikview do país, acaba de criar uma spin off batizada de DataLakers para atuar com sustentação de ambientes de análises de dados.
A ideia é migrar os clientes de sustentação da iMaps para a nova companhia, que agregará também serviços com tecnologias de análise de empresas como AWS e Cloudera para repositórios centrais com grandes volumes de informação (os chamados data lakes).
“O ambiente analítico ou a ser missão crítica nas empresas. Um cliente nos falou que em meados da década ada o seu ambiente de BI ficou um mês fora do ar e os usuários não reclamaram. Hoje uma empresa não consegue ficar 10 minutos sem o ambiente de analytics “ explica Henrique Portella, diretor de negócios da iMaps.
A iMaps atende clientes como Tramontina, Randon, Dimed, Unimed, AGCO, MP-RS, TCE-RS .
O novo negócio terá à frente Eduardo Hahn, ex-líder de TI e Operações da 4all, startup gaúcha de marketplace e pagamentos.
Hahn é um executivo conhecido no Rio Grande do Sul, tendo sido um dos fundadores em 2003 da Advanced IT, uma das maiores parceiras Oracle para a área de infraestrutura do Sul do país.
O profissional também foi presidente da associação de usuários de informática Sucesu-RS entre os anos de 2010 e 2014.
“O mercado cada vez mais avalia novas tecnologias como Hadoop, soluções em cloud e outras para aumentar seu poder decisório e garantir a disponibilidade e performance de seu ambiente analítico. O nosso foco é viabilizar estes ambientes e garantir sua sustentação aos nossos clientes”, comenta Hahn, da DataLakers.