Datum: software e ação social no Alto Jacuí 3wr4s

A Datum TI, de Porto Alegre, prepara-se para instalar uma fábrica de software em Lagoa dos Três Cantos, localizada na região do Alto Jacuí, a 290 km da capital. Trata-se de uma parceria firmada com a prefeitura da cidade gaúcha, universidades e empresas locais: a gestão municipal entra com a estrutura física e banda larga, a Datum, com a expertise e profissionais para treinar mão de obra; e as empresas, com a demanda. p5o25

26 de março de 2010 - 15:48
Datum: software e ação social no Alto Jacuí

A Datum TI, de Porto Alegre, prepara-se para instalar uma fábrica de software em Lagoa dos Três Cantos, localizada na região do Alto Jacuí, a 290 km da capital.

Trata-se de uma parceria firmada com a prefeitura da cidade gaúcha, universidades e empresas locais: a gestão municipal entra com a estrutura física e banda larga, a Datum, com a expertise e profissionais para treinar mão de obra; e as empresas, com a demanda.

“As soluções desenvolvidas na unidade piloto desta fábrica de software e testes atenderão à demanda apresentada pelas empresas da região”, explica Alexandre Zanetti, diretor da Datum TI.

Segundo o executivo, inicialmente dez profissionais da companhia porto-alegrense serão enviados à Lagoa dos Três Cantos e cidades da região, como Carazinho, para treinar os novos colaboradores da fábrica.

Serão focados estudantes universitários e de colégios técnicos da região que, depois de treinados em .Net, Java e Oracle, serão monitorados remotamente a partir de Porto alegre.

Para quem já trabalhar na área, duas semanas de treinamento visando à adequação ao modelo da Datum deverão servir para efetivação, acredita Zanetti. Já para os demais selecionados, a capacitação deverá levar em torno de seis meses.

“Esta ação, que batizamos de Projeto Diamante, gera resultados tanto para a empresa, que venderá as soluções; quanto para os estudantes, que serão capacitados e ganharão bolsas de estudo e inserção no mercado de trabalho; e para as cidades, que manterão sua mão de obra local, além de ganharem com o recolhimento de impostos gerado pela fábrica”, destaca o diretor da Datum.

Atualmente, fazem parte do projeto a Ulbra de Carazinho, Colégio Técnico de Ibirubá, entre outras universidades do Alto Jacuí que estão em vias de fechar acordo com o projeto.

Em breve, a Universidade de o Fundo também deverá aderir à parceria, ampliando o escopo para a região do Planalto Médio. Mais tarde, o plano é levar o projeto para outras regiões do Rio Grande do Sul.

Os estudantes interessados em participar do Projeto Diamante devem se inscrever pelo site da Datum TI, relacionado abaixo.