TENDÊNCIA

Dell investirá US$ 1 bi em IoT 6v6o1a

A empresa acaba de criar uma nova divisão de Soluções para Internet das Coisas (IoT). 2j6b32

11 de outubro de 2017 - 11:18
Ray O’Farrell, líder da divisão de Soluções para Internet das Coisas da Dell Technologies. Foto: Divulgação.

Ray O’Farrell, líder da divisão de Soluções para Internet das Coisas da Dell Technologies. Foto: Divulgação.

A Dell Technologies acaba de criar uma nova divisão de Soluções para Internet das Coisas (IoT), que será liderada por Ray O’Farrell, CTO da VMware. A empresa investirá US$ 1 bilhão nos próximos três anos em novos produtos, laboratórios e programas de parcerias para acelerar a implementação de projetos de IoT pelos clientes.

O novo setor será responsável por combinar tecnologias do portfólio de serviços e soluções da Dell Tecnologies para oferecer soluções completas para os clientes. 

"A IoT está mudando a forma como vivemos, como as organizações operam e como o mundo funciona. A Dell Technologies está liderando o caminho para nossos clientes com a distribuição de uma nova arquitetura de computação que reúne IoT e inteligência artificial em um ecossistema interdependente, que vai da borda ao núcleo, ando pela nuvem”, relata Michael Dell, chairman e CEO da Dell Technologies.

Na visão da empresa, um novo modelo de computação está emergindo à medida que mais clientes buscam transformar digitalmente seus negócios. 

O atual momento, em que cada equipamento - de telefones, carros, monitores cardíacos a plataformas de petróleo - se tornaram dispositivos conectados e inteligentes, surge uma nova demanda por núcleos de processamento distribuídos, focados no processamento de informações em tempo real e que, de acordo com a Dell, não pode esperar por uma resposta da infraestrutura de nuvem centralizada.

Atualmente, a Dell Technologies já fornece o Edge Gateways, que pode ser protegido e gerenciado pelo VMware Pulse IoT Control Center.  Os servidores Dell EMC PowerEdge C-Series foram aprimorados para lotes de treinamento e aprendizado de máquina como parte do núcleo distribuído. 

Já o Dell EMC Isilon e Elastic Cloud Storage fornecem armazenamento de arquivos e objetos para quantidades maciças de dados e permitem análises por meio do HDFS.

O Pivotal Cloud Foundry (PCF) e o Pivotal Container Service (PKS) fornecem uma plataforma para desenvolver novos aplicativos de análise baseados em nuvem. 

As novas iniciativas de desenvolvimento de produtos vão incluir sistemas como o Project Nautilus (software que permite a ingestão e consulta de fluxos de dados de gateways IoT em tempo real); Project Fire (plataforma de hiperconvergência parte da família VMware Pulse de IoT que inclui gerenciamento simplificado, computação local, armazenamento e aplicações de IoT); Project IRIS (atualmente em desenvolvimento no RSA Labs, a Iris amplia a capacidade de análise de segurança para fornecer visibilidade e monitoramento de ameaças até a borda; e Worldwide Herd (para realizar análises em dados geograficamente dispersos).

 

Além do foco principal em tecnologia e serviços, a estratégia da Dell Technologies é aumentar a presença em IoT a partir de um forte programa e ecossistema de parceiros. O Programa de Parceiros de Soluções da IoT da Dell é composto por mais de 90 parceiros como Intel, Microsoft, SAP e startups como Action Point, IMS Evolve, FogHorn e Zingbox. 

O investimento da Dell em IoT teve um grande marco em 2014, quando anunciou a abertura de um laboratório dedicado à IoT em Santa Clara, nos Estados Unidos. A empresa ou a desenvolver no espaço parcerias com clientes para explorar, testar e implementar soluções para a internet das coisas.

Na época, o laboratório de IoT da empresa foi financiado pela Intel e pela divisão de soluções OEM da Dell.

Já em 2015 as ações no segmento chegaram ao Brasil. A Dell anunciou em setembro a criação de uma área de negócios no país específica para atuar em projetos que envolvessem IoT. A iniciativa incluiu a extensão no país da equipe mundial dedicada ao segmento, assim como o lançamento de um gateway (agregador) focado em IoT.

Como resultado desse tipo de investimento, a Dell Technologies implementou no final de 2016 um projeto pioneiro no Brasil baseado no uso de internet das coisas (IoT). O objetivo foi aperfeiçoar o processo de controle de qualidade na produção de computadores na fábrica da empresa, localizada em Hortolândia. 

A iniciativa, que aumentou em 20% os índices de eficiência da área responsável pela auditoria dos equipamentos, tinha o objetivo de ser replicada para outras unidades fabris da empresa ao redor do mundo.

Leia mais 6z23s

TRABALHO

Dell EMC tem programa de mindfulness 4q701w

Há 2814 dias
INCUBADORA

Luciana Nedel assume CEI da UFRGS 70963

Há 2812 dias
TOTVS

Sul Mídia: do hardware ao Fly01 585n15

Há 2809 dias
CARREIRA

Lenovo tem novo diretor de data center 1x165k

SEGURANÇA

Oliveira, ex-Blue Coat, assume Symantec 546q29

REFORÇO

Ingram Micro distribui SonicWall 1zp37

PC

Dell cresce em varejo e marketplaces 1w3m4v