.jpg?w=730)
Foto: Deposit Photos.
O grupo de ransomware Brain Cipher afirmou, em sua página da dark web, ter invadido a Deloitte do Reino Unido, sequestrando mais de 1 terabyte de dados confidenciais da gigante de consultoria empresarial.
Com uma contagem regressiva até o dia 15 de dezembro, os cibercriminosos prometem divulgar informações como provas de supostas violações do protocolo de segurança, análise dos acordos contratuais entre a Deloitte e seus clientes, além de detalhes sobre os sistemas de monitoramento e ferramentas de segurança da empresa.
“Em breve contaremos a vocês sobre esse incidente. Forneceremos um exemplo de dados que vazaram. Mostraremos um excelente trabalho de monitoramento (não) e contaremos quais ferramentas usamos e estamos usando hoje”, publicou o grupo.
Os cibercriminosos ainda convidaram os representantes da Deloitte a se envolverem em discussões privadas, solicitando comunicação por meio de canais de e-mail corporativos para abordar a situação.
Essa abordagem sugere uma possível tentativa de negociação de resgate. Em junho deste ano, os cibercriminosos foram responsáveis por um ataque ao National Data Center da Indonésia e exigiram um resgate de US$ 8 milhões.
A Deloitte UK ainda não confirmou ou negou publicamente o suposto ataque.
Há poucos meses, a companhia sofreu um incidente cibernético assumido pela IntelBroker, líder da gangue de ransomware CyberN-----s. O grupo alegava ter endereços de e-mail, comunicações internas entre usuários da intranet e outras configurações internas da consultoria.
A violação teria ocorrido porque a Deloitte expôs acidentalmente um servidor Apache Solr à internet. “Eles estavam usando as credenciais de padrão para este servidor, que foram violadas”, afirmou a IntelBroker.
Na época, a Deloitte confirmou o incidente, mas disse não ter encontrado nenhuma ameaça aos dados dos clientes ou outros dados confidenciais.
No mercado há mais de 175 anos, a Deloitte possui atuação em 150 países e territórios, com mais de 460 mil funcionários. No Brasil, a empresa possui 18 escritórios, empregando mais 6 mil profissionais.
No Reino Unido, onde fica a sede da empresa, são mais de 27 mil pessoas na equipe.