Depois do Aerolula, vem aí o Aerodilma 6a6g3d

Dilma Rousseff poderá ter um avião maior e mais caro que o do presidente Lula. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a aquisição da nova aeronave está sendo conduzida sem alarde, e sem o conhecimento da presidente, para evitar a polêmica que envolveu a compra do Aerolula. O jornal, no entanto, já tem nome para o novo avião: Aerodilma.      376r3q

29 de novembro de 2010 - 10:33

Dilma Rousseff poderá ter um avião maior e mais caro que o do presidente Lula.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a aquisição da nova aeronave está sendo conduzida sem alarde, e sem o conhecimento da presidente, para evitar a polêmica que envolveu a compra do Aerolula.

O jornal, no entanto, já tem nome para o novo avião: Aerodilma.
    
Conforme o jornal, o modelo deverá ser Airbus – um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais.

O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva, diz a Folha.

Um dos favoritos, o Airbus-330MRTT, tem capacidade para transporte de tropas e capacidade de reabastecimento em voo. A capacidade de carga é de 45 toneladas e 380 ageiros. Atualmente, o modelo é operado, ou irá operar, na Austrália, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

A segunda opção, conforme a Folha, seria o Boeing-767MMTT, capaz de transportar 200 ageiros e 32 toneladas de carga.

Os dois modelos resolveriam o principal problema do avião atual: as paradas para abastecimento. Tanto o Airbus quanto o Boeing cogitados podem ser reabastecidos em voo.

Além disso, o A330-MRTT pode voar até 12,5 mil km sem reabastecer, podendo viajar sem escalas de Brasília a todas as capitais europeias e americanas.

Para justificar a compra de um novo avião presidencial, um dos argumentos seria a necessidade de troca dos Sucatões, versões com quase 50 anos de uso do Boeing-707. Por falta de condições, os modelos já foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira, relata o jornal.

Leia a versão liberada da matéria nos links relacionados abaixo.

Leia mais 6z23s

Dúvidas no BC... Meirelles sai ou não sai? dx1h

Há 5294 dias

Mantega fica na Fazenda 3166a

Dilma trará Palocci de volta ao governo 734l1u