MIGRAÇÃO

Digitalcomm: OpenStack com UOLDiveo 1i1i38

O software DCLOGG, até então, era hospedado com diferentes empresas a cada novo cliente. u581s

08 de agosto de 2017 - 10:12
Rodrigo Barbosa, fundador da Digitalcomm. Foto: Divulgação.

Rodrigo Barbosa, fundador da Digitalcomm. Foto: Divulgação.

A Digitalcomm firmou um acordo com a UOLDiveo para hospedar o DCLOGG, software de processamento de pagamento de fretes e pedágios, na plataforma OpenStack da empresa, que conta com tecnologia Intel.

O software em nuvem, até então, era hospedado com diferentes empresas a cada novo cliente conquistado. Agora, a companhia optou por consolidar suas operações em uma única nuvem, padronizando os contratos e simplificando seu gerenciamento.

A plataforma OpenStack do UOLDiveo permite que a Digitalcomm possa configurar sua nuvem dinamicamente e orientada a software, seja sob o ponto de vista de processamento, storage ou rede. 

Fundada em 2007, a Digitalcomm tem hoje três principais linhas de negócio: soluções SAP, soluções CA Technologies e soluções para o mercado de transportes e logística.

Neste último pilar, a Digitalcomm desenvolveu internamente o DCLOGG. 

“Com este produto, atendemos 9 das 10 maiores contratantes de frete do mercado nacional e movimentamos mensalmente mais de R$ 100 milhões em pagamentos de pedágio”, revela Rodrigo Barbosa, fundador da Digitalcomm.

O executivo lembra que O DCLOGG foi inicialmente desenvolvido para ser implementado on-premise nos clientes da companhia, mas o primeiro cliente logo indicou a preferência por ter o à solução como serviço. Para atendê-lo, a Digitalcomm contratou um provedor e, depois, a cada novo cliente, um novo contrato era estabelecido.

“Nos últimos quatro anos, acumulamos vários contratos com diferentes fornecedores em nuvem e isso foi se tornando complexo. Há um ano, decidimos consolidar nossas ofertas em um único fornecedor”, lembra. 

Inicialmente, a companhia avaliou a aquisição de uma infraestrutura para a realização de colocation, mas a ideia foi deixada de lado diante da possibilidade de se utilizar a plataforma OpenStack como serviço.

“As possibilidades de gerenciamento oferecidas foram o que mais nos chamou a atenção. A tecnologia nos permite usar recursos que vão muito além do desempenho das máquinas”, ressalta, citando como exemplo a possibilidade de criar redes privadas e subnets e de fazer o balanceamento de carga de seus servidores sem a necessidade de acionar o e.

Desde o fechamento do contrato, a Digitalcomm migrou três operações de clientes para a plataforma da UOLDiveo. A partir disso, a companhia prepara a mudança de seus demais clientes, que será feita à medida que vencerem os contratos com seus atuais fornecedores de nuvem. 

A nuvem OpenStack da Digitalcomm é formada hoje por oito servidores virtuais, baseados em processadores Intel Xeon. 

De acordo com Barbosa, acompanhando a estratégia de migrações, este número deve chegar a 20 máquinas até o final de 2017 e a 50 máquinas em 2018. 

Segundo ele, o crescimento da Digitalcomm não se dará somente por conta das migrações dos clientes da companhia. A partir do ano que vem, a companhia deve migrar também sua estrutura (sistema de gestão, sistema de abertura de chamados, e-mail) para a nuvem UOLDiveo.

Todo o processo de mudança para a nuvem baseada em OpenStack deve representar um investimento de US$ 150 mil nos próximos três anos, ao final dos quais toda a estrutura da empresa deverá estar na nova nuvem.

A escolha pela UOLDiveo foi impulsionada pela relação anterior já mantida há anos com a empresa a partir de um cliente comum.

“O UOLDiveo é uma empresa multicloud e dá uma visão agnóstica de qual nuvem é melhor para cada demanda dos clientes. No caso da Digitalcomm, a plataforma OpenStack atendia a todos os requisitos do cliente, por isso não tínhamos dúvida de que uma única nuvem era a solução que eles precisavam”, afirma Debora Bortolasi, diretora comercial do UOLDiveo.

Para a oferta de nuvens baseadas na plataforma OpenStack, a empresa conta com a parceria da Intel. Com isso, a companhia desenvolveu uma estrutura de nuvem baseada em OpenStack e com solução de storage desenvolvida sobre SSDs Intel e Ceph, solução de armazenamento definida por software.

Leia mais 6z23s

DATA CENTER

CBC migra SAP para UOLDiveo 2j491s

Há 3432 dias
TENDÊNCIA

Por que não optar apenas por uma nuvem 1p5r44

Há 3122 dias
ACORDO

Algar: multi-nuvem com Ustore 1e3oy

Há 3121 dias
DESTAQUES

IT Mídia premia executivos de TI 1qe40

CARREIRA

Logicalis tem gerente de TI para liderar SDI 553870

CERTIFICAÇÃO

Under é provedora de cloud da Red Hat 5yf4p

OPENSTACK

Logicalis adquire NubeliU 5or30

MIGRAÇÃO

Auto: nuvem com UOLDiveo 2q402