SUL E SE NO FOCO

DR acelera com ERP automotivo 333q3w

Empresa goiana abriu filial em São Paulo e se prepara para instalar canais em Porto Alegre, no Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro ainda em 2013. 4x2ta

20 de junho de 2013 - 13:39
Ricardo Vaz. Foto: divulgação.

Ricardo Vaz. Foto: divulgação.

A goiana DR Sistemas, especializada em ERP para concessionárias e montadoras de automóveis, aposta na expansão regional para crescer 40% sobre os R$ 15 milhões faturados em 2012, quando a alta foi de cerca de 8%.

No projeto de expansão, a abertura de uma filial em São Paulo já deu a partida, e a próxima parada é Porto Alegre, onde a DR desembarca com canal em julho.

Depois virão Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ainda em 2013.

No comando da capilarização está Paulo Carvalho, diretor de Canais e Relacionamento com o Mercado da companhia. Ex-diretor da leopoldense Gvdasa, ele conhece bem o mercado gaúcho.

“A escolha por Porto Alegre se dá em função do mercado potencial muito grande. Temos a Região Metropolitana, a Serra, o interior, com muita presença de players do setor automotivo”, ressalta Carvalho.

Segundo o executivo, o mote para abocanhar o mercado local, onde a companhia concorre com ERPs de renome que ele prefere não nominar, é a especialização.

“Um ERP geral pode gerir sua empresa automotiva, mas é como comprar autopeças em uma grande loja de departamentos. Eles têm de tudo, mas se você precisar de atendimento técnico ou específico, ficará na mão, pois não são especialistas”, avalia o diretor.

Conforme o presidente da DR, Ricardo Vaz, mais de 1 mil clientes utilizam as soluções da DR atualmente, em uma lista que inclui nomes como Audi e Volkswagen.

Um segmento para o qual o executivo é enfático ao destacar a importância da atualização constante das soluções, o que a DR mantém com o lançamento de updates de versão a cada três meses, em média.

Tudo para acompanhar as mudanças rotineiras em impostos, regras e outros trâmites do setor.

“Não podemos descuidar: estamos lidando com o maior mercado do país”, salienta Carvalho. “Basta ver que chega-se a medir o crescimento do país pelo setor automotivo”, finaliza.

Dados embasados: conforme estudo conduzido pela professora Nara Roehe, especialista em políticas industriais para o setor automotivo e doutora pela PUC-RS, a pedido do Estado de São Paulo, a fatia do setor automobilístico no PIB brasileiro cresceu 45,6% em 11 anos, ando de 12,5% em 2000 para 18,2% em 2011.

Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) idica que  em 2012 o Brasil tinha 53 fábricas de 26 montadoras espalhadas por nove estados, somando 3,3 milhões de unidades produzidas, o que garante o sexto maior produtor do mundo.

Em vendas, o país é o quinto no ranking mundial, segundo a consultoria Jato Dynamics.

Leia mais 6z23s

FUTURO

Smartphones serão chaves de carros 336p37

Há 4519 dias
NOVO PRAZO

RFID nos carros. Agora vai? 4f1r4f

Há 4614 dias
PESQUISA

Brasileiros querem carros sem piloto 735139

Há 4384 dias
CRASH TEST

Brasil está mal em segurança dos carros 5l5y1y

SEGURANÇA

Smiths Detection lança scanner de raio X para carros 3035h

SUSTENTABILIDADE

Atos: frota com carros movidos a energia solar 3e5c1x

M2M

Telefônica: investindo no RFID em carros 1m3u4d

PARA COMPARAR

iCarros: catálogo completo de carros Okm 275n36

TRÂNSITO

Mercedes-Benz testa rede social para carros 196a2t

SEGURANÇA

RS: R$ 20 mi em monitoramento de carros j154l

Portal inova em carros para ter 3 mi s/mês 2n2h1s

SINIAV

Ceitec lança chip de identificação veicular no mercado 5f4l3t