A E.life, empresa brasileira conhecida por estudar o comportamento de internautas nas redes sociais, realizou uma pesquisa no período de 5 a 15 de novembro de 2011 sobre posts de usuários do Twitter que continham o termo “insônia”.
Na ocasião, foram registrados 24.055 depoimentos com menção à palavra.
De acordo com o levantamento, o maior número de mensagens com o termo partiam dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, o que segundo a E.life reflete a distribuição de internautas no Brasil.
Conforme a pesquisa, o auge da repercussão aconteceu entre 1h e 2h em todos os dias da avaliação, mas o assunto foi amplamente debatido entre 23h e 5h.
O estudo mostra que 8 de novembro, uma terça-feira, foi o dia que gerou mais mensagens sobre o assunto, levando a hashtag insonia aos Trending Topics. Já aos sábados e domingos, o volume de tweets foi menor.
Os termos “Internet” e “Twitter” foram dois dos mais associados à palavra. Pelo levantamento, os termos estresse, preocupação e café foram os que mais figuraram nos depoimentos como causa de insônia.
De acordo com a E.life, a hashtag é muito disseminada no microblog para que o usuário informe seus contatos que ele está com insônia ou para perguntar se tem alguém online em situação semelhante.
A pesquisa foi realizada por meio do E.life Tweetmeter, software que monitora 24 horas o que os usuários do Twitter estão comentando.