
A Elektro contratou a Nokia para implantar uma rede privada de banda larga sem fio LTE. Foto: Divulgação.
A Elektro, distribuidora brasileira de energia elétrica parte do grupo Neoenergia/Iberdrola, contratou a Nokia para implantar uma rede privada de banda larga sem fio LTE que aumente a confiabilidade e a eficiência da rede elétrica na cidade de Atibaia e arredores, no estado de São Paulo.
A rede, primeira do gênero no Brasil, atenderá a mais de 75 mil residências e empresas na região.
A rede 4G LTE será implantada na faixa de frequência de 3,5 Gigahertz (GHz), a primeira instalação do tipo na América do Sul.
Ele conectará equipamentos de rede, medidores inteligentes, subestações e fontes de geração de energia distribuídos em toda a área de serviço, permitindo a automação da rede por meio da troca de informações em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operações da Elektro, em Campinas.
Para o projeto, a Nokia fornecerá à Elektro a solução Nokia AirScale Single Radio Network (SRAN), que inclui estações base (eNodeBs), Enhanced Packet Core (Core de Rede) e E (Customer Premises Equipment). A Nokia também fornecerá serviços, desde o projeto da rede à sua implantação, integração do sistema, operação assistida, manutenção e treinamento.
“O projeto em Atibaia é um esforço pioneiro aqui no Brasil e proporcionará maior eficiência de energia para trazer maior qualidade e economia aos nossos clientes. É igualmente importante o fato de que o projeto permitirá, no futuro, que recursos de energia distribuída sejam introduzidos, tais como a geração fotovoltaica e veículos elétricos, ao mesmo tempo em que fornecerá as comunicações necessárias de nossa transformação em novos modelos de negócios”, diz Mario Ruiz-Tagle, presidente da Neoenergia.
Com 13,6 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) –, a Neoenergia é responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas
Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, ela está presente em 16 estados e é uma companhia integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.
Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 4.364 megawatts. Sua área de concessão é de 836 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1 mil municípios.