ANTES DO VERÃO

Elgin: dois go lives em dois meses 4f4a4m

Fabricante de aparelhos elétricos e eletrônicos está com todas as energias voltadas para a nuvem. 421tu

26 de setembro de 2023 - 11:01
Ana Paula Corazzini, CIO da Elgin. Foto: IT Forum/divulgação.

Ana Paula Corazzini, CIO da Elgin. Foto: IT Forum/divulgação.

A Elgin, fabricante brasileira de aparelhos elétricos e eletrônicos, vai fazer dois grandes go lives em dois meses, estruturando em nuvem a maior parte da sua operação: em agosto, colocou no ar a última versão do SAP S/4 Hana e, em outubro, estreia o CRM da Salesforce.

Ana Paula Corazzini, CIO da companhia, conta que ingressou na empresa em agosto de 2020. Na época, foi feito um desenho de arquitetura, observando onde se estava, o que seria levado para a nuvem e como o negócio seguiria em direção a essa infraestrutura.

“Então o nosso e-commerce já nasceu em SaaS, com nuvem. Depois, começamos a fazer a reorganização do SAP, que era o meu maior volume on-premises, e do nosso sistema de pedidos, que é um sistema desenvolvido dentro de casa. Então a gente começou essa jornada para estabilizar, tinha que ter uma boa fundação”, relata Corazzini.

A Elgin já utilizava o S/4 Hana desde março de 2019, on-premises, e migrou para a última versão do software, lançada em dezembro de 2022. O projeto foi feito por meio do Rise with SAP, iniciativa da multinacional alemã para acelerar a migração dos clientes para a nuvem.

“A versão 1709 foi a primeira do S/4, então ela era muito instável. A SAP mantém o e para as versões, via de regra, por cinco anos. Mas, por ter sido a primeira, tínhamos muitas notas técnicas para aplicar. Então a gente tinha uma jornada muito grande de atualização”, explica Corazzini.

O contrato foi fechado em setembro do ano ado, mas, como o carro-chefe da empresa é o produto ar-condicionado, a decisão corporativa foi não começar a migração nos meses da alta temporada de vendas. Assim, o projeto iniciou em março de 2023 e teve o go live em 14 de agosto.

Uma das fábricas da companhia utilizava o ERP da Totvs, então o primeiro o foi migrar essa unidade para dentro do SAP e, só depois, fazer atualização do todo. Na migração da versão, a CIO conta que foi incluída toda uma estruturação de conexões refeitas para a nova estrutura. 

O roll-out foi realizado no final de semana do Dia dos Pais e, segundo a executiva, a operação foi aberta na segunda-feira com tudo funcionando normalmente.

“Foi realmente um projeto muito trabalhoso, complexo, porque não podemos parar a linha de produção e a empresa inteira. O corporativo, financeiro, contábil, logística, faturamento. Mas conseguimos cumprir nossa missão, foi super bem sucedido”, avalia Corazzini.

Na migração, a companhia contou com a consultoria da Numen IT, parceira SAP sediada em São Paulo.

Em outubro, a Elgin já terá o seu próximo roll-out. Desta vez, está migrando de um CRM desenvolvido internamente, também on-premises, para a solução da Salesforce.

“Com esse movimento, a gente também teve que criar um novo data lake. Estruturamos no Amazon Redshift, da AWS, onde está meu SAP, e esse repositório já está coletando dados. Ele nasce novo com essa estruturação de e-commerce, SAP e CRM novos”, acrescenta Corazzini.

Para o futuro, a ideia é trabalhar esses dados para evoluir em uma experiência do cliente mais preditiva, começando a embarcar inteligência artificial nos projetos.

A Elgin trabalha com um time de tecnologia considerado enxuto, com cerca de 40 profissionais. Sua equipe é dividida basicamente em infraestrutura, service desk e desenvolvimento, contando com terceirização e parceiros específicos para cada necessidade.

Fundada em 1952, a Elgin tem sede em São Paulo e começou sua história como a primeira a fabricar máquinas de costura domésticas no Brasil.

Hoje, conta com produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança e telefonia.

O grupo exporta atualmente para Argentina, Venezuela, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, México, Arábia Saudita e alguns países da África.

Leia mais 6z23s

IDEIAS

Como os CIOs conscientizam sobre phishing 5u5769

Há 616 dias
CARREIRA

Mauricio Mazza não é mais CIO da Suzano 312l6d

Há 617 dias
DADOS

O futuro da saúde é o Open Health? 6x124u

Há 617 dias
VENCEDORES

Conheça os executivos de TI do ano 6s3l5a

DIGITALIZAÇÃO

Fey embarca no S/4 Hana g5l33

RUMOS

Grupo Boticário quer 3 mil em tecnologia até o final do ano 1q191t