
A Northern Power Corporation, do Vietnã, instalou o Elipse Power Gateway. Foto: Divulgação.
A Northern Power Corporation (EVNNPC), distribuidora de energia elétrica da região norte vietnamita, instalou o Elipse Power Gateway para monitorar 14 de suas subestações localizadas em Ha Tinh e Hung Yen, províncias situadas respectivamente a 350 e 20 km da capital Hanói.
Com a solução da Elipse Software, desenvolvedora de tecnologias para o gerenciamento de processos, a EVNNPC consegue ter o remoto às informações sobre os switches, sistemas de alarme anti-incêndio, medidores, relés, transformadores e RTUs de diferentes fabricantes existentes nas subestações.
O Elipse Power Gateway também provê a comunicação destes equipamentos com as duas centrais de controle da distribuidora, também sediadas em Ha Tinh e Hung Yen.
Além da EVNNPC, a empresa atende a outros três clientes no Vietnã: Thuan Binh Wind Power (geradora de energia eólica), PC Dong Nai (especializada em serviços elétricos) e Cong ty TNHH Xay Dung (empresa de construção civil).
Já no Brasil, a companhia atende a diversos nomes do setor elétrico. São eles: Elektro, FL, Energisa, WEG, Celpa, Vale, AES Sul, Suape Energia, EDP, ENGIE, Light, Epasa, Santo Antônio Energia, CESP, Chesf, Atlantic Energias Renováveis, Cemar, RGE, Celesc, Celg Distribuição e Eletrobras.
O novo projeto na EVNNPC, com 14 subestações, é considerado de porte médio para a Elipse.
Na área ligada à automação de subestações, por exemplo, a empresa conta com um projeto em que o Elipse Power foi utilizado para automatizar a distribuição de energia elétrica realizada por um total de 105 subestações da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).
Já na área ligada à automação de usinas de energia, há um projeto com o uso do Elipse E3 na automação de um total de 17 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) do Grupo FL Energia.