ECOSSISTEMA

Embraer quer comprar de startups 5q6qs

Em 2018, o plano é abrir 7 oportunidades de negócio com startups.  6x15j

22 de agosto de 2018 - 17:05
Sandro Valeri, head de estratégia de inovação da Embraer. Foto: Divulgação.

Sandro Valeri, head de estratégia de inovação da Embraer. Foto: Divulgação.

A Embraer, conglomerado transnacional brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, militares e agrícolas, tem uma nova estratégia voltada para startups, que tem o objetivo de contratar as novas empresas inovadoras como fornecedoras da empresa.

Desde 2014, a companhia é uma das investidoras do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Aeroespacial, primeiro na América Latina voltado para o setor. 

A iniciativa é fruto de uma parceria com BNDES, Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve-SP) e Finep.

"Enquanto no FIP a visão é investir no crescimento dos projetos, o novo Embraer Startup Program tem o objetivo de fechar contratos", declara Sandro Valeri, head de estratégia de inovação da Embraer, que palestrou na Conferência de Inovação 2018 da Anpei.

O plano da companhia é buscar startups que colaborem com áreas de eficiência aeronáutica, experiência do ageiro, cybersecurity, ciência de dados, voo autônomo, eletrificação, mobilidade urbana e manufatura e design avançado.

A empresa irá divulgar algumas oportunidades de negócios que espera desenvolver com startups no seu portal de inovação aberta, mas a maior parte das empresas será contatada a partir do recrutamento ativo da Embraer.

Hoje a companhia de aviação tem contrato com quatro startups e realizou projetos-piloto com 17 empresas. Além disso, conta com mais de 2,5 mil projetos inovadores mapeados.

Em 2018, o plano é abrir 7 oportunidades de negócio com startups. No próximo ano, a ideia é trabalhar com pelo menos 50, podendo chegar a 200.

O projeto é global, pois o mapeamento de startups é feito pela empresa no Brasil, mas também por unidades localizadas nos Estados Unidos e na China.

Em julho, a Embraer e a Boeing, empresa americana de desenvolvimento aeroespacial e de defesa, criaram uma t-venture na divisão de aviação comercial da Embraer. Com capital fechado, a nova companhia tem sede em São José dos Campos, onde funciona a Embraer, e está avaliada em US$ 4,75 bilhões. A Embraer tem 20% do capital e a Boeing tem 80%.

*Júlia Merker viajou a Gramado para a Conferência de Inovação 2018 a convite da Anpei.

Leia mais 6z23s

BLOCKCHAIN

Entidade de criptomoedas tem evento em Porto Alegre 6d4f5f

Há 2466 dias
STARTUP

Aegro recebe aporte de R$ 5 milhões 5u515u

Há 2468 dias
STARTUPS

Resultados Digitais corta 10% da equipe 435r6f

Há 2471 dias
BRUXO

Ronaldinho investe em startups 406y3k

BOMBANDO

Cubo quadruplica em nova sede 654716

COWORKING

Nexxera tem espaço no Soho 3h3l3w

LIDERANÇA

Kick Ventures tem novo sócio 382m3i