
Mário Rachid
A Embratel venceu a categoria "Melhor Provedor de Serviço de Data Center” do prêmio Data Center Dynamics Awards Brasil 2016 (DCD Awards).
O centro da operadora de telecomunicações avaliado fica em São Paulo, ocupando uma área total de 7 mil metros quadrados, sendo 2 mil metros quadrados de piso de TI.
O local é parte de um clube de meia dúzia de instalações do tipo no país a possuir certificação Tier III, fornecida pelo Uptime Institute, o principal instituto de certificação americano, e também pela TÜV Rheinland, certificadora alemã.
“Nossos clientes corporativos têm o a uma infraestrutura sem igual no país, que, agora, estará auditada e certificada também em eficiência energética”, diz Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel.
Além do centro paulista, a Embratel tem outros quatro: um outro em São Paulo e outros dois em Rio de Janeiro e Brasília.
Os centros são uma uma peça central da estratégia da Embratel de se tornar s um dos maiores players no mercado de TI brasileiro nos próximos anos, com uma oferta indo desde telecomunicações até implantação de sistemas, ando por outsourcing de TI, service desk e fábrica de software.
O objetivo é replicar por aqui o posicionamento que a América Móvil, controladora da Embratel, já tem no México onde a empresa está entre as cinco maiores de serviços de TI, junto com players como IBM, HPE e Sofftek.
A investida na área de TI começou em 2013, quando o grupo Carso, holding mexicana que engloba América Móvil, controladora das operadoras Claro e Telmex, sócia da NET e controladora da Embratel, comprou os 48% restantes da Hildebrando, um dos grandes fornecedores mexicanos de serviços de TI.
A Hildebrando já tinha escritórios no Brasil, no Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e ou a atuar como a área de Soluções Digitais da Embratel.
Criado em Londres há 10 anos, o DCD Awards faz parte de uma série global de premiação e vem sendo realizado anualmente no Brasil desde 2011.