
Em Santa Catarina, o Programa Promessas 2016 conta com 24 empresas. Foto: Daniel Wiedemann/Shutterstock.
A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, anunciou que 16 das 24 as empresas que irão participar do Programa Promessas 2016 atuam na área de tecnologia - especialmente software e serviços.
Entre as selecionadas estão organizações de médio porte e tradicionais como a HBSIS, de Blumenau, que atua com soluções em sistemas de venda, logística e outsourcing em TI e a Callisto, de Florianópolis, que desenvolve ERP para a saúde e tem 20 anos de mercado.
Também integram o projeto a Segware, focada em sistemas para monitoramento de alarmes, e da Seventh, que atua na área de gerenciamento de imagens - as duas também de Florianópolis.
Além das empresas dos principais polos de TI do estado, participam do Promessas neste ano a Hiper Sistemas, de Brusque (que desenvolve sistemas para vendas e gestão de lojas online) e a Zagonel, de Pinhalzinho, oeste de Santa Catarina, que atua com tecnologia para aquecimento de água e iluminação.
Segundo o coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Henrique Tormena, essas empresas apresentaram potencial para se tornarem grandes cases nacionais de empreendedorismo.
“Elas já têm as ferramentas necessárias para crescer, mas a conexão e as mentorias com os principais nomes da rede da Endeavor vão fazer com que saibam a melhor forma de utilizá-las. Queremos que essas empresas sejam referência no Brasil”, destaca.
Durante os sete meses de duração, o programa de aceleração de empresas irá oferecer um diagnóstico do principal desafio do negócio, e em seguida, conectar os empreendedores com a rede de mentores da Endeavor.
Cada empresa será direcionada a um mentor para ajudá-los com as suas “dores de crescimento”. O acompanhamento será realizado em pelo menos três encontros no decorrer do programa, quando o mentor acompanhará o desenvolvimento do negócio.
Durante esse período, também serão realizadas mentorias coletivas, em eventos exclusivos para os selecionados, com o objetivo de abordar grandes desafios em comum e promover network.
Ao todo, o programa contará com 200 participantes no Brasil, com turmas em Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Conheça as 16 empresas do setor de TI catarinense selecionadas:
Asaas (ville) - Empresa especializada na emissão e gestão de boletos, controle de s e cobrança recorrente.
Bravi Software (Florianópolis) - Desenvolve softwares de educação voltados ao mundo corporativo.
Callisto (Florianópolis) - Oferece soluções em ERP para o segmento da saúde.
eCentry (Florianópolis) - Empresa de email marketing.
HBSIS (Blumenau) - Desenvolve soluções em sistemas de venda, logística e outsourcing de TI.
Hiper Sistemas (Brusque) - Sistema para vendas e gestão de lojas online.
Horus Aerenaves (Florianópolis) - Soluções em captação de imagens, monitoramento e mapeamento aéreo por meio de aeronave autônoma.
Involves (Florianópolis) - Desenvolveu o Agile Promoter, sistema de gestão de merchandising e promotores no ponto de venda.
Playmove (Blumenau) - É a criadora da PlayTable, mesa interativa com jogos e aplicativos educativos.
Porter (Florianópolis) - Sistema de monitoramento e controle de os voltado a condomínios residenciais.
Quirius (ville) - Empresa especialista em Governança e Compliance Fiscal.
Segware (Florianópolis) - Responsável pelo desenvolvimento e comercialização do sistema de monitoramento de alarmes e imagens Sigma.
Seventh (Florianópolis) - Tecnologia para monitoramento e gerenciamento de imagens.
Socialbase (Florianópolis) - Desenvolve e fornece software e serviços que são referência de comunicação colaborativa para empresas..
SumOne (Florianópolis) - Empresa especializada na otimização do relacionamento entre varejistas e clientes, por meio do aplicativo BonuZ.
Zagonel (Pinhalzinho) - Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o segmento de aquecimento de água e iluminação.