SEBRAE

Empresas gaúchas se instalam nos EUA 33264o

29 de junho de 2015 - 15:27
O Sebrae promoveu um programa de imersão no Vale do Silício. Foto: zimmytws/Shutterstock.com

O Sebrae promoveu um programa de imersão no Vale do Silício. Foto: zimmytws/Shutterstock.com

Duas das empresas participantes do Programa de Aceleração no Vale do Silício, promovido pelo Sebrae/RS e pela Outsource Brasil, vão instalar subsidiárias no polo de tecnologia dos Estados Unidos.

A Horacius e a Lexsis, ambas de Porto Alegre, tomara a decisão durante uma imersão de três meses no Vale do Silício, que fez parte do projeto do Sebrae.

Para Bruno Prisco Junior, CEO da Lexsis, a nova unidade nasceu a partir de um processo de internacionalização que começou há quatro anos, com a participação em projetos do Sebrae, e culminou com as atividades realizadas nos últimos três meses no Vale do Silício. 

“As oportunidades são muitas. Temos de ter discernimento para selecionar as melhores e as mais alinhadas com o objetivo do nosso projeto. Nossa meta é colocar nossos produtos no mercado norte-americano e europeu”, completa Prisco Junior.

Segundo a coordenadora estadual de TI e Startups do Sebrae/RS, Débora Chagas, a imersão serviu para os empresários vivenciarem a cultura e os negócios da região.

“Eles puderam observar como as coisas de fato acontecem no local, abriram uma nova rede de contatos, possibilidades de parcerias e até concretizar negócios com empresas do Vale”, comenta 

Outro destaque do programa é o aprendizado de um novo modelo de inovação, que pode ser adaptado e aplicado pelas empresas gaúchas. 

“Um dos principais destaques para a minha empresa foi a validação do meu produto no Vale do Silício. Fiz vários contatos e tive uma aceitação de 100%, indicando uma entrada no mercado do nosso produto no Brasil”, revela Fabio Santini, CEO da NetEye, de São Leopoldo.

O software da empresa permite acompanhar a rotina de um negócio em tempo real e dá uma visão clara do tempo que se gasta em cada projeto. 

“A reunião mais promissora que tive surgiu a partir de uma conversa despretensiosa em uma cafeteria. Uma pessoa ouviu e decidiu me apresentar para um investidor”, relata Santini.

As empresas que participaram do programa foram Apoio em Sistema, Defenda, Enttry Software, Horacius Securritty Systemas, Lexsis, Marina Tecnologia, NetEye e Proelo Software.

Leia mais 6z23s

EMPREENDEDORISMO

Outsource promove viagem ao Vale do Silício 6z1o6t

Há 4042 dias
TECHCRUNCH DISRUPT

Startup SC: Vale do Silício com 9 empresas 5ne4y

Há 3930 dias
TECNOLOGIA AUTOMOTIVA

Ford abre centro no Vale do Silício 163z3e

Há 3770 dias
RIO GRANDE DO SUL

Sebrae leva oito startups ao Vale do Silício i1e4r

GESTÃO

Sebrae: app focado em microempreendedores j2754

CAPACITAÇÃO

Sebrae abre inscrições do Startup RS 186w23

FLUIG

Totvs: novo acordo no Vale do Silício 5o2u6

INOVAÇÃO

Sebrae: capacitação focada em games 6c1u6v