STARTUPS

Eniac lança programa de inovação com Acate 2q5h7

O centro universitário tem sede em Guarulhos, mas atividades serão on-line. 3v5n1i

11 de maio de 2022 - 11:12
A Eniac conta com cerca de 10 mil alunos e 15 grupos de pesquisa e desenvolvimento. Foto: divulgação

A Eniac conta com cerca de 10 mil alunos e 15 grupos de pesquisa e desenvolvimento. Foto: divulgação

O Centro Universitário Eniac, instituição de ensino de Guarulhos, São Paulo, lançou um programa de inovação aberta com a Acate, associação catarinense do setor de tecnologia, para conectar grandes empresas a startups, universitários e grupos de pesquisa.

A ponte será feita por meio do Linklab, plataforma de inovação aberta da Acate que conta hoje com mais de 30 grandes empresas desenvolvendo programas semelhantes.

Inicialmente, ela será virtual, o que deve permitir conectar as empresas a uma rede de inovação aberta espalhada pelo país. Dependendo da adesão, no futuro é possível que se instale um hub físico no Eniac. 

Empresas interessadas em participar do processo de inovação já podem se inscrever no site do projeto.

Fundada em 1985 e localizada no centro da cidade de Guarulhos, a Eniac oferece ensino infantil, ensino médio e cursos nos níveis técnico, graduação e pós nas áreas de informática, gestão, engenharia, saúde e licenciaturas.

O centro universitário conta com cerca de 10 mil alunos e 15 grupos de pesquisa e desenvolvimento. 

Fundada em 1986, a Acate é a iniciativa do tipo mais importante em Santa Catarina e vem se posicionando cada vez mais como um player nacional do segmento de inovação.

Um dos primeiros e mais evidentes movimentos nesse sentido foi a abertura de um escritório em São Paulo, ainda em 2017, mesmo ano em que criou o Linklab.

Desde então, a Acate vem fazendo movimentos, como um acordo em 2019 com o Inovabra Habitat, o ambiente de coinovação do Bradesco. Na época, só o badalado Porto Digital de Recife tinha uma parceria do tipo com o banco.

O prestígio tem rendido resultados também em Santa Catarina, um estado no qual o setor de tecnologia representa cerca de 5% do PIB e emprega 6 mil pessoas só em Florianópolis.

No final do ano ado, a Cisco anunciou que iria patrocinar uma série de atividades dentro do CIA, o centro de inovação da Acate, em Florianópolis. O projeto é o primeiro do tipo da Cisco no país. 

Leia mais 6z23s

FOI TRI

South Summit emplaca em Porto Alegre 355si

Há 1108 dias
MOBILE

Avivatec compra Hubess 2p1n69

Há 1109 dias
VOOS

Kazmierczak vai para a Birdie 2vp38

Há 1109 dias
PRÁTICAS

Capgemini conquista certificação Edge Move 4fb2c

GAMIFICAÇÃO

TIM treina colaboradores com Microsoft 622g4j

EXPANSÃO

Brasil Tear compra Titânia Telecom 293r22