
A Ericsson fechou parceria com a operadora de telecomunicações chilena Entel e o governo local para conectar três milhões de moradores de áreas rurais no país com banda larga e telefonia móvel até o final de 2011.
A meta faz parte do projeto “Todo Chile Comunicado”, uma parceria público privada com US$ 45 milhões de subsídio do governo chileno.
Na primeira fase, concluída em setembro, 1,7 milhão de pessoas já haviam sido conectadas.
Em 2009, a Entel e a Ericsson venceram uma licitação pública para oferecer o banda larga a 90% da população rural. O projeto de dois anos inclui a implementação de redes core e de o via rádio nas tecnologias 2G e 3G.
A Ericsson está integrando e ativando as redes 2G e 3G em cerca de 1,5 mil localidades rurais com a instalação de infraestrutura de comunicação, sendo que muitos dos locais de instalação precisam ser preparados a partir do zero.
O Chile tem 757 mil metros quadrados, a extensão aproximada dos estados brasileiros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro juntos. São 16,9 milhões de habitantes, segundo o IBGE, com 11,25% de sua população em áreas rurais. Até 2008, o país tinha 32,47% da população ando a Internet.
Frente ao Brasil, o país tem população 12 vezes menor. Somos 193 milhões de brasileiros, conforme o IBGE, sendo que 13,88% dos habitantes vivem no meio rural. O percentual de os à rede é ligeiramente maior entre os brasileiros, 35,51% em 2008.