
Estra faz o projeto executivo de ampliação do corpo de duas estações da TM.
Com o objetivo de conduzir o projeto executivo de ampliação do corpo de duas estações da TM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Barueri, a partir do modelo BIM (Building Information Modeling), a Estra Engenharia contratou a ConstruBIM, empresa do Grupo Construtivo, para fornecer treinamento, consultoria e modelagem dos processos.
A Estra Engenharia trabalha com a Construtivo há mais de 15 anos com a utilização do software Colaborativo.
O núcleo especializado em BIM da empresa contou com aporte de R$ 300 mil.
A ConstruBIM está viabilizando à Estra os benefícios do BIM, que incluiem a potencialização da produtividade, diminuição dos erros nos projetos, mitigação de perdas, geração de orçamentos mais precisos, prazos curtos e redução nos custos da construção.
O BIM é uma tecnologia que permite fazer projetos concomitantes, abrangendo desenvolvimento de arquitetura, estrutura e instalações.
“A estrutura e arquitetura muitas vezes têm conflitos facilmente istrados por um sistema dessa natureza. A existência de uma biblioteca baseada nas exigências do cliente permite a agilidade e redução do número de conflitos”, explica o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro.
A primeira etapa da introdução do sistema na empresa foi realizada através do planejamento e elaboração do treinamento geral com toda equipe.
Atualmente, o Construtivo apoia a Estra no desenvolvimento de projetos específicos para a entrega do plano executivo a TM, que deverá ser concluído até o fim de 2014.
O Construtivo, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos para o mercado de Engenharia, com oferta na nuvem e na modalidade SaaS, foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol.
Em 2004, a operação brasileira se tornou independente.
Hoje a Construtivo conta com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, Cyrela Sul, Direcional, Rodobens, Makro, UHE Belo Monte, Rumo, Schahin e Raízen.