
Sede da Eurofarma. Foto: Divulgação.
A Eurofarma criou um portal para automação da gestão de reembolsos de 3 mil colaboradores que atuam com as atividades de propaganda.
O sistema funciona integrado ao sistema de gestão SAP da empresa e aos processos de pagamentos do Banco do Brasil. A implantação foi feita em 90 dias pelo Grupo Viceri, que também fez o desenvolvimento.
Com a novidade, a Eurofarma vai eliminar 50 mil impressões por ano nas suas rotinas de apontamento de despesas dos colaboradores, responsáveis pelo relacionamento com a área médica.
O colaborador, ao apontar a despesa enviando uma foto do comprovante por meio de um aplicativo, iniciando um fluxo de conciliação que a por uma primeira checagem automática de limites de valores para cada tipo de despesa, vinculado ao pagamento da fatura do cartão corporativo disponibilizado.
Após essa primeira checagem, o líder pode conferir e liberar automaticamente os relatórios para as áreas istrativas e financeiras por meio da vinculação com o ERP.
O chamado Portal RDV ainda contempla um Business Intelligence embarcado para a extração de relatórios de análise da evolução das despesas.
“Saímos do processo manual, que podiam conter erros, para uma realidade automatizada, sustentável, econômica e ágil”, pontua Helton Pinheiro de Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.
A implementação reduziu custos para a Eurofarma com impressões, armazenamento de papeis e logística, para um volume de dezenas de milhares de transações mensais.
Carvalho destaca que a solução é flexível. Durante o período da pandemia, os propagandistas enviaram álcool gel e de cestas básicas para entidades, como uma parte de uma ação social da empresa, cujo pagamento foi feito no portal.
“Nosso objetivo inicial foi alcançado. Agora, expandiremos para outras áreas e focaremos em recursos como Inteligência Artificial e Machine Learning para ampliar nossa automatização”, finaliza Carvalho.
Com quase 50 anos de mercado, a Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira.
A Viceri é sediada em Jundiaí, no interior de São Paulo, tem cerca de 100 funcionários e 30 anos de mercado.
Ninguém falou disso na nota enviada para divulgar o projeto, mas esse reporter não pode deixar de notar que com o projeto na Eurofarma, a Viceri ou na frente da poderosa SAP.
Isso porque a multinacional alemã tem uma empresa focada em controle de despesas e afins: a Concur, comprada por US$ 7,3 bilhões em 2014.
Vale destacar que a Eurofarma é uma cliente fiel da SAP. A farmacêutica esteve entre as primeiras no país a iniciar um processo de migração para o S/4 Hana, a última versão do ERP da multinacional, ainda em 2017.
O projeto foi feito em 16 meses e resultou em 28 empresas de 13 países migrados, 71 mil tabelas convertidas e mais de 730 horas de treinamento realizadas por 500 colaboradores.
Em 2019, a Eurofarma contava com 1.490 usuários no sistema SAP, sendo 1.095 deles no Brasil.