
Lucas Vanzin, COO da Eveo.
A Eveo, uma empresa paulista especializada em infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), acaba de inaugurar o seu segundo data center, um investimento de R$ 7 milhões em Curitiba.
Como no primeiro centro da empresa, localizado em Cotia, no interior de São Paulo, a infraestrutura utilizada é da Cirion.
(A Cirion, no caso, é a nova empresa formada a partir da venda da operação latino-americana da gigante Lumen para fundos de investimento em 2021. A Lumen, por sua vez, foi resultado da compra da Level 3 pela Century Link).
O novo site foi projetado para operar de forma independente, estando interligado ao site principal, em São Paulo, tanto para contingência, como para integração de serviços.
A ideia é oferecer infraestrutura para nuvem privada, implementada pela Eveo, ou servidores dedicados.
O DC paranaense pode chegar a ter 5 mil servidores e 2 petabytes de capacidade de armazenagem, com equipamentos da Dell e HPE e conectividade principalmente da Cisco e Juniper.
A título de comparação, o DC de Cotia tem 2 mil servidores atualmente.
O novo data center de Curitiba é o primeiro de quatro a serem inaugurados em 2023, com um investimento total de R$ 20 milhões. Os outros três pontos geográficos estão em fase final de definição.
O conceito por trás é a adoção da arquitetura “edge computing”, que permite reduzir o tempo de o (a chamada latência) para os clientes fora de São Paulo.
A nova arquitetura melhora o funcionamento de serviços como telefonia digital, hospedagem de sistemas internos, serviços de desktop remoto, armazenamento de arquivos críticos e recuperação rápida de desastres.
“Com a chegada do 5G, diminuir a latência, mesmo que em nível de milissegundos, pode se tornar um diferencial de negócios mais relevante para os nossos clientes”, avalia o COO da Eveo, Lucas Vanzin.
Fundada em 2014, a Eveo afirma estar entre as 10 maiores do Brasil em hospedagem de serviços, atendendo 500 empresas como hospedagem de sistemas empresariais, bancos de dados, armazenamento de arquivos, e-mail corporativo, entre outras.