Ex-SAP, Apotheker é novo CEO da HP 55725i

O ex-presidente-executivo da SAP, Leo Apotheker, exerce agora o mesmo cargo na HP. A companhia anunciou a contratação na quinta-feira, 30 de setembro, preenchendo o cargo deixado por Mark Hurd, que deixou a empresa em agosto, devido à suposta falsificação de relatórios de despesas para esconder um relacionamento com uma funcionária. O anúncio da nomeação de Apotheker motivou uma alta nas ações da HP, que subiram 3%. 3b465o

01 de outubro de 2010 - 10:01
Ex-SAP, Apotheker é novo CEO da HP

O ex-presidente-executivo da SAP, Leo Apotheker, exerce agora o mesmo cargo na HP.

A companhia anunciou a contratação na quinta-feira, 30 de setembro, preenchendo o cargo deixado por Mark Hurd, que deixou a empresa em agosto, devido à suposta falsificação de relatórios de despesas para esconder um relacionamento com uma funcionária.

O anúncio da nomeação de Apotheker motivou uma alta nas ações da HP, que subiram 3%.

O ex-SAP trabalhou durante mais de duas décadas na fabricante alemã de ERP, sendo nomeado co-presidente-executivo em abril de 2008. No começo de 2010, Apotheker renunciou ao cargo e, desde então, nenhuma notícia sobre novos destinos profissionais foi divulgada.

"A HP tem uma poderosa combinação de negócios, produtos e serviços, uma das culturas mais inovadoras do setor e uma equipe istrativa bem sucedida", elogia Apotheker. "Estou honrado em me juntar aos mais de 300 mil colaboradores", complementa.

Além do executivo, a Hewllet Packard também anunciou Ray Lane como presidente não executivo de seu conselho.

Lane é sócio da companhia de venture capital Kleiner Perkins Caufiels & Byers, e já foi presidente e chefe de operações da Oracle.

Análise do Gartner
Para o analista do Gartner, Martin Reynolds, a contratação de Apotheker representa uma oportunidade, tanto para ele, quanto para a companhia.

“A questão é: como ele irá mudar a HP?”, questiona o analista do Gartner, Martin Reynolds.

Segundo ele, o novo CEO tem experiência com um viés em relação a vendas e marketing, tendo atuado na SAP em nível de líderes empresariais.

“A SAP vende para o CIO e acima. A HP, por outro lado, se prolifera nas partes funcionais de TI, sem engajamento significativo de negócios líder acima do CIO”, afirma Reynolds.

O analista coloca como exemplo o fato da HP não ter vice-presidente executivo de vendas, a função é distribuída entre as unidades de negócio.

"Então, espero ver um VP de vendas nomeado e foco na venda a indústrias verticais, complementando a estratégia de produto da HP”, analisa Reynolds.

Leia mais 6z23s

CEO da HP se demite por denúncia de assédio i3x72

SAP cresce mais de 100% no varejo no Brasil 4g2q5p

HP: novo VP de Technology Services no Brasil 3h4t26

Faturamento da HP cresce 11,4% no trimestre 6s4p4z