Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Divulgação, Wisam Allami/Flickr
Um rompimento de cabos está comprometendo os serviços de internet e telefonia das operadoras GVT, TIM, Nextel e Vivo na região Sul do Brasil, além de gerar intermitência em São Paulo.
Segundo comunicado da área de e da GVT, o serviço foi afetado depois que três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região foram rompidos.
O rompimento teria ocorrido em cabos da Intelig, GVT e Eletronet, e teria começado a causar transtornos às 13h dessa quarta-feira, 25.
Conforme o site Globo.com, os danos ocorreram no local onde são istradas estas conexões, em São Paulo.
A previsão de normalização é até o final do dia.
Somadas, as populações dos três estados do Sul, os mais atingidos, são de 27,3 milhões de habitantes, ou 14,3% da população nacional, respondendo por 16,5% do PIB brasileiro, conforme o IBGE.
As operadoras não divulgam números de clientes atingidos.
Porém, até março, TIM e Vivo somavam 22,5 milhões de linhas na região, ou 62% do mercado, segundo dados da Anatel, o que significa que grande parte da população dessa região pode ter sido afetada.
Segundo relatos de clientes em redes sociais, lentidão e falta de o são os problemas principais.
“GVT lenta ou praticamente parada. TIM sem sinal. Não vejo relação mas essa é a realidade”, publicou Loimar Pasqualetto em mensagem para o perfil do Baguete Diário no Twitter.
Mesmo sites como Google não eram ados, e serviços como ligações pelo celular estavam comprometidos, conforme os leitores.
Isso ocorreu em várias regiões do estado como Porto Alegre e Erechim.
De acordo com comunicado da GVT, mesmo as rotas alternativas para o tráfego de dados estariam apresentando lentidão, em função de compartilhamento da banda entre operadoras.
Em novembro de 2011, outra falha em linha de transmissão prejudicou o serviço de clientes da operadora TIM em partes dos três estados do sul do Brasil.
No Rio Grande do Sul, as principais cidades atingidas foram Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Quatro meses antes, a GVT sofreu uma pane nos seus serviços de internet no estado gaúcho. Lentidão e queda dos serviços foram sentidos por clientes em Porto Alegre, Viamão, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas e o Fundo.