CIBERSEGURANÇA

Fecomércio-RS analisa riscos com Qualys 6y35x

Projeto da Service IT identificou vulnerabilidades e definiu prioridades para correções. 1d4k4i

31 de julho de 2024 - 19:35
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O Sistema Fecomércio-RS adotou a solução da Qualys, norte-americana de cibersegurança, com a Service IT, integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria.

Segundo a instituição, a estratégia para estabelecer uma gestão de segurança era mapear parte dos seus ativos no estado e, com isso, elevar o nível de maturidade rapidamente. 

A busca pela visibilidade dos riscos começou em estações de trabalho, dispositivos móveis e aplicações. Nas análises iniciais, foram identificadas muitas vulnerabilidades desconhecidas até então.

A partir desse mapeamento, foram estabelecidos os graus de cada risco e apontadas as prioridades de ação para o planejamento de proteção.

“A boa estratégia de segurança começa por uma gestão de vulnerabilidades eficaz, identificando quais são as brechas para, a partir daí, iniciar a proteção. Conforme as urgências são entendidas e trabalhadas, o risco para a instituição é reduzido exponencialmente”, explica Leonardo Lemes, sócio-diretor da Service IT. 

O Sistema já havia definido o uso do framework CIS Controls e o projeto também atendeu controles focados em inventário de hardware, software, segurança de configurações e análise de exposição. 

Segundo a organização, o projeto teve rápida aderência nas três marcas (Fecomércio, Sesc e Senac), o que facilitou a implementação. 

“O projeto como um todo nos trouxe inteligência e visibilidade sobre quais são as vulnerabilidades, onde elas estão e como lidar com elas. Entendemos que criar um processo bem definido para a fase de correção e, principalmente definir prioridade nas correções, é fundamental”, avalia Diego Böck, coordenador técnico de cibersegurança do Fecomércio- RS.

Segundo a instituição, o projeto também agregou conhecimento sobre o tema aos seus profissionais, que perceberam a necessidade de uma mudança substancial nos processos de implementação e disponibilização de recursos e aplicações. 

“A implementação da ferramenta Qualys e a condução do projeto ajudou a repensar os processos internos que disponibilizamos para nossas aplicações e ajudou a reduzir o tempo de correção das vulnerabilidades baseadas em risco”, conta Böck.

Com o sucesso da primeira etapa, o Sistema cogita ampliar os serviços para todas as mais de 90 unidades que atendem o Rio Grande do Sul. 

O Sistema Fecomércio-RS representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que compõem 52,7% do PIB estadual. No total, são 530 mil estabelecimentos, responsáveis por aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais.

A instituição conta com mais de 100 sindicatos empresariais em sua base para subsidiar e intensificar suas ações. Além disso, gerencia o Sesc/RS (bem-estar social) e o Senac-RS (qualificação profissional) com mais de 100 unidades operacionais no estado.

Fundada em 1995, a Service IT atua com marcas como AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Microsoft, Red Hat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware, além das soluções de segurança Palo Alto, PhishX, Sophos, SonicWall, Symantec e Trend Micro.

A integradora tem atuação em toda a América Latina, com escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com mais de 400 profissionais. Hoje, conta com 400 clientes ativos e monitora mais de 12 mil ativos.

Já a Qualys foi criada em 1999 em Foster City, na California. A empresa é provedora de segurança baseada em nuvem, compliance e soluções de TI e possui mais de 10 mil s no mundo.

Leia mais 6z23s

CLOUD

BTB Soluções: cibersegurança com Microsoft u2k2s

Há 339 dias
NEGÓCIOS

Solo Network cria unidade de cibersegurança 6c3e2p

Há 390 dias
CIBERSEGURANÇA

SEK compra Proof 1t5r3o

Há 403 dias
CLIENTES

ISP pode vender cibersegurança 5x3m11

ESTRATÉGIA

As tendências em cibersegurança que vão impactar seu negócio 2q49l

COMPRA

Airbus quer unidade de segurança da Atos 63712i