
Ana Karin Nunes, coordenadora geral de Educação a Distância. Foto: Leonardo Rosa | Universidade Feevale
A Feevale lançou a Educação Corporativa EaD, voltado para organizações interessadas em oferecer capacitações customizadas a seus funcionários.
Após mapear as necessidades de ensino através das empresas, a instituição resolveu oferecer duas possibilidades de parceria: capacitações de formação rápidas, já elaboradas com foco nas demandas de mercado, e cursos customizados ou in company, que podem ser desenvolvidos para aplicações específicas, tanto para organizações públicas ou privadas.
Conforme Ana Karin Nunes, coordenadora geral de Educação a Distância, a ideia surgiu da percepção de que as empresas estão com carência de mão de obra qualificada.
“O projeto busca também aproximar a universidade ainda mais do mundo do trabalho, por meio de ações que visam a qualificação e o aperfeiçoamento profissional”, explica.
Desde 2005, a Feevale é credenciada para fazer a oferta de ensino a distância.
Todos os cursos têm 20% de sua grade curricular ofertada em EaD.
Também são quatro graduações, ministradas integralmente na modalidade – entre elas o de Gestão da Tecnologia da Informação –, 16 extensões e mais os programas especiais.
“Com todo a nossa experiência acumulada, conseguimos amadurecer os métodos. Hoje, seguimos dois princípios: a construção colaborativa do conhecimento através da troca que a plataforma permite e a tutoria focada no aluno, com instrutores para manter o atendimento ágil, tornando o estudante um sujeito ativo”, afirma.
Para aplicar o novo projeto, Ana diz que a universidade já está em conversação com algumas companhias, inclusive da área de TI, que exige sempre cursos “bem específicos”, segundo a coordenadora.
No momento da negociação, a empresa pode escolher se quer estruturar um curso que posteriormente a universidade tenha a possibilidade de replicar para outras companhias ou se quer exclusividade de conteúdos.
Para a realização das aulas EaD, a instituição também utiliza seu atual quadro de docentes, mas é possível indicar outros profissionais, caso a empresa sinta necessidade.
Os preços variam de acordo com a natureza do conteúdo e das mídias que serão exigidas dentro da plataforma Moodle.
Ana também cita a educação a distância como uma vantagem no aprendizado, já que o aluno se obriga a dedicar-se mais com a exigência de ser mais participativo.
Para este verão, a Feevale está oferta cursos de extensão a distância de curta duração voltados para diversas áreas, como por exemplo Gestão de Qualidade, Etiqueta Corporativa e Noções de gerenciamento de projeto.