
A Universidade Feevale firmou uma parceria com a Allegorithimic. Foto: Divulgação.
A Universidade Feevale firmou uma parceria com a desenvolvedora de software de textura 3D Allegorithimic. A empresa, com matriz na França, é fabricante das ferramentas Substance Designer, Substance Painter e Bitmap2Material.
O objetivo do acordo é fornecer uma ferramenta de edição mais flexível aos acadêmicos do curso de Jogos Digitais.
A Substance Designer é utilizada para o desenvolvimento de texturas de cenários e personagens, enquanto a Substance Painter faz o refino dos modelos. Já a Bitmap2Material é utilizada para a conversão de arquivos de material para textura e vice-versa.
A parceria foi iniciada a partir do contato de Alessandro Lima, professor do curso de Jogos Digitais da instituição, com a ferramenta da empresa sa. Durante sua agem pelo Aquiris Game Studio, em Porto Alegre, o profissional utilizou o pacote de textura Substance para desenvolver um jogo nos moldes do Call of Duty.
“O pacote não ava dos 10MB. Isso é uma qualidade absurda. Na época, contatei a Allegorithimic e expliquei que no Brasil não havia nada correlacionado ao software deles na questão editorial. Como sou autor de livros técnicos na área, me propus a fazer um livro sobre a ferramenta. Com isso, as ideias foram casando e, como eu já lecionava na Universidade Feevale, surgiu a ideia de montarmos um laboratório da Substance Designer”, completa.
Com a consolidação da parceria, foi proposto que a Feevale utilizasse as três ferramentas para o desenvolvimento de um projeto.
A partir disso, foi apresentada a ideia da criação de um jogo digital denominado Lanceiros Negros, que retrata o cenário da Guerra Farroupilha. O game, que está sendo produzido no Laboratório de Produção de Jogos Digitais, conta com a coordenação de Lima e fará uso das ferramentas Substance Painter e Substance Designer.
“Este jogo procura desenvolver um visual mais realista e mais bem acabado, frente aos demais projetos. Além disso, desafia todos os envolvidos a trabalharem em um sistema que busca simular o ambiente de grandes desenvolvedoras de jogos digitais, a partir do momento que a a utilizar, além de métodos e técnicas específicas, a mais alta tecnologia envolvida para isso”, ressalta Lima.
As ferramentas estão disponíveis para acadêmicos e docentes no Laboratório de Produção de Jogos Digitais para serem utilizadas em projetos pessoais e acadêmicos. Ao todo, 16 computadores possuem as três licenças.
Além da Universidade Feevale, empresas como Naught Dog, Microsoft Game Studios, Konami, Nintendo, Gameloft e Epic Games utilizam as soluções da Allegorithmic.
Com cerca de 18 mil alunos em todos os níveis de ensino, a Feevale tem mais de 50 cursos de graduação, além de mais de 50 opção de pós-graduação.