
Indústria gaúcha está alagada. Foto: Mauricio Tonetto / Secom
A Fiergs, federação de indústrias gaúcha, teme uma “década perdida” para o Rio Grande do Sul, caso não sejam tomadas medidas para recuperar a economia do estado.
Segundo uma matéria da Folha de São Paulo, a Fiergs calcula que as enchentes afetam 91% das fábricas do estado.
A federação afirma que toda a atividade econômica do estado foi impactada pelas enchentes e que os municípios atingidos correspondem a pelo menos 83% do recolhimento de ICMS, principal fonte de arrecadação do estado.
Quem está em zonas secas enfrenta problemas para escoamento da produção ou recebimento de insumos de fornecedores e todos enfrentam o fato de terem funcionários desabrigados, residindo temporariamente com parentes.
O presidente em exercício da Fiergs, Arildo Bennech Oliveira, diz que é difícil prever quantos anos o estado levará para se recuperar, mas prevê uma “década perdida” sobre a possibilidade de crescimento econômico.
"Afora todos os problemas imediatos, a gente dificilmente vai ter inovações, muita gente querendo ir embora, os próprios trabalhadores não se sentem mais seguros", disse Bennech para a Folha.
A Fiergs vai demandar do governo federal a suspensão de impostos das indústrias por três anos e financiamentos do BNDES diretamente às empresas, sem bancos intermediários, com bom tempo de carência.