CONSULTORIA

Fiesc: Tracker para reformular segurança 4z5g5i

A Fiesc criará com a Tracker o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI Fiesc).  6m4i2x

18 de novembro de 2016 - 14:40
Paulo Silva, especialista em Segurança da Informação da Tracker. Foto: Divulgação.

Paulo Silva, especialista em Segurança da Informação da Tracker. Foto: Divulgação.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) contratou a Tracker Consultoria para um projeto de reformulação das ações relacionadas à Segurança da Informação (SI). 

Mais de 50 mil empresas são atendidas pela Fiesc, que atua em todo o estado de Santa Catarina. 

“Não é mais um questão de proteger a sua própria informação, os clientes também precisam confiar que estão depositando seus dados em um fornecedor confiável. Com os avanços tecnológicos e da expertise das pessoas em novos ataques, entramos em um consenso de que a Fiesc precisava aprimorar a segurança”, explica o gerente de projetos de SI da entidade, Gabriel Ferreira Ramos da Conceição. 

A Tracker Consultoria foi contratada para avaliar as necessidades e implantar as ações necessárias na reformulação. Ainda em 2016, a equipe da Fiesc criará com a Tracker o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI Fiesc). 

“Serão realizadas análise de riscos, auditorias e outros controles de forma periódica. Para os próximos anos iremos continuar as ações de SI com a criação de Comitês Regionais, para ampliar o foco nas unidades da Fiesc, e focaremos também em controles de Segurança da Informação para TI”, completa o gerente.

Neste ano, o projeto criou ações com foco no comportamento dos colaboradores.

“Fizemos treinamentos à distância, para que todas as regionais da Fiesc contem com a mesma preparação e atuem igualmente. Houve um estudo aprofundado das necessidades da instituição e percebemos que o foco precisa ser primeiramente as pessoas e não só a tecnologia”, avalia o especialista em Segurança da Informação da Tracker, Paulo Silva.

A entidade instituiu um comitê multisetorial para realização de ações e auditoria das atividades. Ao todo, cerca de 50 profissionais em 13 regiões de Santa Catarina estão envolvidos no projeto.

O primeiro ponto de melhoria identificado através da consultoria da Tracker foi a necessidade de reavaliação da política de segurança da informação, que havia sido criada em 2004.

“Nós tivemos um ganho muito grande na parte de pessoas, que é sempre uma grande fragilidade na segurança de dados. Acredito que é fundamental a criação de uma cultura de segurança, pois o colaborador acaba sendo o elo mais fraco em relação a essa questão. Fizemos diversos trabalhos de conscientização e conseguimos reduzir os problemas”, avalia Conceição.

Com sede em Florianópolis, a Tracker  é especializada em consultoria e treinamento em segurança da informação e implantação de controles tecnológicos e de processos.

Leia mais 6z23s

ATAQUES

Banco Original usa Arbor para segurança 4b5k3n

Há 3265 dias
FINANCEIRO

New Space entra em cibersegurança 2h1x5v

Há 3258 dias
GARTNER

Mercado de software de segurança cresce 3,7% 472u2u

Há 3226 dias
PROCESSOS

Leroy Merlin: Benner para gestão jurídica h346c

SOLUÇÕES

Sonda: ex-Check Point para segurança 2bi4q

EVENTO

Segurança digital é tema da It-sa Brasil 5d704

TREND MICRO

TJ-SP: segurança com Arcon 2c3jv

COISAS

Oi: IoT para segurança 4t2h3c