
Fim de festa na Quanto. Foto: Depositphotos.
A Quanto, uma fintech especializada em open finance, realizou o que deve ser um dos maiores cortes de pessoal em termos percentuais no Brasil, desde que o capital sumiu e startups de todo tipo começaram a entrar em parafuso.
Em um post no Linkedin, a empresa divulgou um corte de 85% de sua equipe. A empresa tem 84 funcionários, o que coloca o corte em cerca de 70 pessoas.
“Seguimos acreditando no Open Finance e, por enquanto, a Quanto segue dando e aos clientes atuais, porém, interrompendo a prestação de serviço por tempo indeterminado para novas solicitações”, afirma o texto.
O texto fala em reestruturação, mas a decisão de não buscar novos clientes e o fato do site da startup ter sido retirado do ar deixam outra impressão no ar.
Em nota, a empresa explicou o corte pela "redução significativa dos recursos disponíveis em caixa decorrentes de decisões de alguns de seus investidores".
A Quanto também frisa que todos os desligados receberão os respectivos direitos trabalhistas, além de um pacote adicional de benefícios e a doação do computador.
Segundo o site Layoffs Brasil, os funcionários foram pegos de surpresa: na última semana a empresa ainda estava ativamente recrutando profissionais.
Em julho do ano ado, a fintech já tinha demitido 22% de seus colaboradores, impactando as áreas de tecnologia, recursos humanos, comunicação, vendas e também o departamento jurídico.
A Quanto opera desde 2016 e se define como “uma empresa de pagamentos e inteligência de dados baseada em open finance”.
Ainda em 2020 a fintech fez série A de US$ 15 milhões em uma rodada liderada por nomes de grife como Bradesco, Itaú Unibanco, Kaszek Ventures e Coatue.