ACATE

Fintechs ganham vertical em SC 1b5g2i

O modelo de Verticais de Negócios da Acate nasceu em 2009 e conta com outras 12 áreas. 1m401p

29 de setembro de 2016 - 15:42
Roberto Dagnoni irá assumir a direção da nova vertical da Acate. Foto: Divulgação.

Roberto Dagnoni irá assumir a direção da nova vertical da Acate. Foto: Divulgação.

Santa Catarina terá, a partir da próxima semana, a primeira vertical de negócios voltada para o segmento das fintechs (startups tecnologia para o setor financeiro). A iniciativa é da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e tem o apoio da Cetip, integradora do mercado financeiro. 

“Além da promoção de eventos e de incentivar o compartilhamento de experiências entre seus membros, a Vertical pretende proporcionar o desenvolvimento de ofertas complementares e competitivas para o setor de serviços financeiros, a partir da colaboração entre as empresas”, afirma Roberto Dagnoni, diretor de novos negócios da Cetip, segundo o TISC.

Dagnoni irá assumir a direção da nova vertical da Acate.

Na avaliação do presidente da Acate, Daniel Leipnitz, as fintechs têm revolucionado o modo como as pessoas realizam operações financeiras, já que a população está indo menos aos bancos e ando a utilizar a tecnologia, como aplicativos para pagamentos, empréstimos e gestão financeira.

“Essas startups estão impactando os negócios das instituições financeiras, que têm buscado se reinventar, sobretudo na maneira como se relacionam com os clientes”, completa.

O lançamento da Vertical Fintech, no dia 6 de outubro, acontece das 9h30 às 12h30, no Centro de Inovação Acate - Primavera. As Inscrições para o evento estão abertas.

O modelo de Verticais de Negócios da Acate nasceu no final de 2009 e atualmente conta com outras 12 áreas: Sustentabilidade, Energia, Cloud Computing, Educação, Games, Governo, Manufatura, Saúde, Segurança, Telecom, Agronegócio e Têxtil. Juntas, contabilizam 123 empresas participantes. 

Em agosto, a Cetip, maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e maior câmara de ativos privados do país, lançou um programa de fomento a fintechs. O projeto apoiará 10 startups  do meio financeiro a cada nove meses com incubação em Florianópolis e investimento individual de R$ 170 mil.

A criação da nova vertical para fintechs segue a tendência de crescimento do setor. De acordo com levantamento do FintechLab, existem no Brasil mais de 200 startups de serviços financeiros 

De acordo com uma pesquisa da PwC, a indústria global de serviços financeiros sente a ameaça das novas empresas. Os executivos de instituições financeiras temem perder cerca de 25% de seus negócios para as fintechs até 2020.

Leia mais 6z23s

UNIVERSIDADE

Católica de ville tem engenharia de software 5a694p

Há 3212 dias
OPORTUNIDADE

Cetip acelera fintechs em Floripa 6i523p

Há 3208 dias
GOVERNO

Ceitec tem novo presidente 4r4136

Há 3183 dias
EXPANSÃO

Flar abre operação no Sul 1j1i43

IMPOSTOS

Software gaúcho escapa do ICMS jl5s