A Mozilla disponibilizou na última terça-feira, 20, a nona versão de navegador Firefox, compatível com tablets e que pode ser até 30% mais rápido do que a versão anterior.
O novo browser está disponível para Windows, Mac e Linux. Além disso, tem melhor desempenho com JavaScript e traz algumas ferramentas que, segunda a empresa, tornam a navegação bem mais veloz.
A versão também está disponível para tablets Android e agrega e ao Mac OS X Lion.
No Mac OS X Lion, o Firefox 9 a gestos como o swipe, o que facilita a navegação. A interface também foi aprimorada, e agora pode ser utilizado em dois monitores simultaneamente, por exemplo.
Já o modelo para Android foi adaptado a telas maiores e incorporou ferramentas como o Sync. Ele permite a sincronização de abas abertas, dos favoritos e de senhas entre o browser instalado no PC e o usado em dispositivos móveis.
De acordo com publicação no IDG Now, o browser a solicitações XHR, o que permite que sites exibam conteúdo à medida que ele for baixado, em vez de esperar o completo para mostrá-lo.
Isso, segundo a Mozilla, pode ser observado em portais que requerem o envio de grande base de dados ou que utilizem o Ajax.
Conforme o instituto StatCounter, o Firefox e o Chrome estão praticamente empatados na segunda colocação do mercado, com 25% de participação, atrás do Internet Explorer, com 40,6%. Para a Net Applications, porém, o browser da Mozilla possui 22,1%, à frente do da Google, com 18,2%, mas distante do IE, com 53%.
No vídeo abaixo, entenda como funciona o browser nos tablets.