EM LAS VEGAS

Ford: evento para apps em carros 30q3a

Conferência vem após o lançamento do AppLink, sistema para conectar carros a smartphones. 406mh

11 de agosto de 2014 - 09:28
Ford quer mais apps para seus carros. Foto: divulgação.

Ford quer mais apps para seus carros. Foto: divulgação.

A Ford está realmente interessada em um futuro com apps e softwares em seus carros. Depois de lançar o AppLink, sistema para conectar seus carros a smartphones, a montadoras norte-americana fará no dia 8 de setembro a sua primeira conferência sobre desenvolvimento de apps para o setor automotivo.

O evento faz parte da programação da mostra “Connected Car Expo”, que integra o fórum de inovação em mobilidade “Super Mobility Week”, que acontece em Las Vegas.

Além de promover as discussões, a montadora preparou um hackathon para estimular desenvolvedores a criar de aplicativos inovadores para a empresa. Os resultados desse desafio serão conhecidos durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece de 18 a 20 de novembro.

Segundo John Ellis, líder global de tecnologia e do programa de desenvolvedores Ford, hackathon são comuns no mundo da tecnologia, mas esta é a primeira vez que uma montadora realiza um evento do tipo.

“Um dos objetivos da Ford é estimular e encontrar desenvolvedores interessados em criar aplicativos inovadores e redefinir o papel dos carros num mundo conectado”, disse Ellis.

Com 12 horas de duração, o hackathon proposto pela Ford vai eleger 15 times de desenvolvedores. Eles terão o a mais de 200 conjuntos de dados sobre a cidade de Los Angeles para desenvolverem suas ideias, como informações sobre trânsito, crimes, acidentes, tráfego aéreo e métricas de mobilidade.

Os times contarão ainda com e da equipe de desenvolvedores da Ford e apresentarão seus trabalhos para juízes especialistas, no dia 11 de setembro. Dez finalistas serão convidados a apresentar seus aplicativos durante o Salão do Automóvel de Los Angeles.

Os vencedores ganharão uma série de prêmios, incluindo o anúncio do aplicativo no palco da “2015 International Consumer Electronics Show”, a maior feira de inovação do mundo.

Embora o hackathon seja nos Estados Unidos, a Ford Brasil também tem iniciativas locais para o desenvolvimento de apps para suas plataformas de TI nos carros. Por enquanto, a empresa tem apps como 89FM e Alpha FM, de streaming de rádio via internet.

A expectativa da montadora, é de que quando o Novo Ka chegar ao mercado com o Sync AppLink, os usuários também já terão possibilidade de baixar o Glympse, que permite o compartilhamento de localização com outros dispositivos móveis traçando rotas em um mapa dinâmico.

"Contudo, milhares de desenvolvedores já estão cadastrados e uma grande variedade de novos aplicativos já estão em desenvolvimento", afirmou a montadora em nota à imprensa.

A corrida por inovação nos carros conectados está cada vez mais acirrada, com montadoras como Volvo, Hyundai, Ford e e empresas de tecnologia como SAP, Apple, Google, Ericsson, e outras investindo em soluções.

A SAP, em parceria com a Toyota, está criando um sistema, baseado no banco de dados em memória Hana, um sistema de inteligência para o abastecimento dos veículos, detectando quando o carro está com pouco combustível e localizando o posto mais próximo.

A Ericsson desenvolve desde 2012 com a Volvo uma solução de nuvem global da Ericsson para permitir que motoristas, ageiros e os carros se conectem a serviços disponíveis na nuvem. Com a aplicação, motoristas e ageiros serão capazes de ar informações e navegar a partir de uma tela no carro.

A Volkswagen, em junho, adquiriu uma unidade da Blackberry na Alemanha, também de olho na criação de aplicações inteligentes para seus veículos.

O Google, por sua vez, se aliou com quatro montadoras (General Motors, Hyundai, Honda e Audi) e a fabricante de chips Nvidia para levar o sistema operacional Android Auto para veículos a partir deste ano, em uma iniciativa chamada Open Automotive Alliance.

A união tem o objetivo de criar uma plataforma comum e aberta para inovar e tornar veículos mais seguros e intuitivos, uma proposta mais ambiciosa que o que foi ensaiado recentemente pela Apple, que levou seu sistema Siri para os carros para uma plataforma de uso do telefone dentro do carro sem utilizar as mãos.

Leia mais 6z23s

BRIGA PELO BRONZE

Samsung lança smartphone com Tizen 4q1w6c

Há 4007 dias
TECNOLOGIA VEICULAR

Há 3976 dias
ABASTECIMENTO INTELIGENTE

SAP e Toyota: Hana em smart car 5e59g

Há 3965 dias
FUSÃO

Fiat não é mais italiana 1e5ks

2T14

Xiaomi bate Samsung e Apple na China 27ou