
Amazom.com pode despachar até 5 milhões de tablets até dezembro, prevê Forrester
Relatório da consultoria Forrester Research aponta um concorrente inusitado para o iPad: a Amazon.
Previsão da empresa indica que a Amazon – que hoje tem como único hardware oficial os e-readers Kindle – deverá vender de três a cinco milhões de tablets apenas no quarto trimestre deste ano.
Se confirmado o prognóstico mais otimista, a empresa de Jeff Bezos faria, em três meses, 17% das vendas da Apple em 19 meses – ou seja, 30 milhões desde o lançamento do iPad, em abril de 2010.
Caso mantivesse o ritmo de cinco milhões de tablets por trimestre, a empresa ultraaria a Apple por um milhão de unidades vendidas, no mesmo espaço de tempo.
Para isso, no entanto, não basta lançar o produto.
Segundo a Forrester, a empresa deve “contar com um ecossistema de fornecedores capazes de suprir os componentes necessários para a manufatura dos dispositivos” e apostar na estratégia de preços mais baixos do que os praticados pelos demais concorrentes, em especial, a Samsung.
“Até agora, a Apple tem encarado candidatos a competidores [do iPad], mas ninguém ganhou uma participação significativa de mercado”, escreveu Sarah Rotman Epps, analista da Forrester.
Outro reflexo direto previsto por Sarah é que, se realmente a Amazon vender milhões de unidades do seu tablet, o sistema operacional Android - utilizado nos equipamentos - sairá mais fortalecido.
A expectativa é que o tablet da Amazon custe entre US$ 199 e US$ 299.