
Lir Carvalho, a medalha e uma merecida taça de espumante. Foto: Divulgação.
Lir Carvalho, um dos fundadores da Alterdata, recebeu a medalha Tiradentes, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio nesta sexta-feira, 27.
A cerimônia foi realizada na sede da Alterdata em Teresópolis, município de 180 mil habitantes na região serrana do Rio de Janeiro.
“O Rio de Janeiro tem um grande potencial, assim como São Paulo, onde as cidades do interior são autossustentáveis, fortes economicamente e fazem do estado uma locomotiva do Brasil”, afirma o deputado estadual Sérgio Louback (PSC), autor da indicação de Carvalho e oriundo da vizinha Nova Friburgo.
Lir Carvalho tem uma trajetória de 40 anos no setor de tecnologia, iniciada ainda no começo dos anos 80, quando começou a desenvolver software para empresas da região Serrana, aprendendo diversas linguagens de programação de maneira autodidata.
Em 1989, aos 25 anos, fundou com sócios a Alterdata Software com a visão de fazer sistemas de gestão para empresas médias e pequenas.
Hoje com 60 mil clientes ativos e 2 mil funcionários, a Alterdata é considerada a maior empresa de tecnologia no estado do Rio de Janeiro. O faturamento da empresa em 2020 bateu em R$ 200 milhões.
“Apesar da Alterdata ter nascido em uma cidade pequena, onde a economia gira em torno da agricultura, tivemos a coragem de criar uma empresa de tecnologia e vencer a barreira do rótulo de ser uma empresa do interior”, afirma Carvalho.
A Medalha Tiradentes foi instituída em 1989 e é destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública no estado do Rio.
A lista de homenageados é ampla e diversa, incluindo desde a vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada em circunstâncias ainda não esclarecidas em 2018, até a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
No geral, os homenageados vão do pedagogo Paulo Freire, um ícone da esquerda, até o filósofo Olavo de Carvalho, uma figura importante no bolsonarismo e detrator de Freire, ando pelo cantor Benito de Paula, o ex-técnico do Flamengo Jorge Jesus, ou Achim Steiner, chefe do programa da ONU para o Desenvolvimento.