JORNALISMO

G1 automatiza reportagens sobre o Censo 6j2t6h

IBGE divulgou dados nesta quarta-feira, 28, e portal já tem um texto para cada município brasileiro. 23w28

28 de junho de 2023 - 17:37
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O G1, portal de notícias da Globo, criou uma automatização para escalar e acelerar a produção de reportagens sobre o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os primeiros resultados foram divulgados pelo órgão na manhã desta quarta-feira, 28, e o site já conta com uma reportagem sobre cada município brasileiro, ou seja, 5.570 textos. Caso esse trabalho fosse feito manualmente, poderia levar semanas.

Para isso, o G1 criou uma base de dados com as informações mais relevantes levantadas na apuração jornalística. Com uma equipe responsável por captar os dados do IBGE e outra composta por engenheiros e cientistas de dados, as informações são organizadas em formato de reportagem.

“Uma pessoa escreve esse texto, deixando em aberto os campos que vão ser inseridos por computador. Por exemplo, o município tem a população X e a variação em relação ao Censo de 2010 é Y, a população aumentou ou diminuiu, qual é o percentual”, explicou Ricardo Gallo, coordenador de dados do G1, ao Jornal Hoje.

Com o título “População de Sobradinho (RS) é de 14.226 pessoas, aponta o Censo do IBGE”, as reportagens incluem dados como o número médio de moradores por residência, a densidade populacional e a variação demográfica, por exemplo.

Para garantir que os textos não reproduzam informações incorretas, o processo envolve a colaboração de profissionais de diversas áreas da Globo. Os redatores revisam e complementam os textos quando preciso.

A mesma automatização já havia sido usada pelo portal nas eleições municipais de 2020 e nas eleições presidenciais de 2022.

"Isso faz com que a gente tenha a oportunidade de explorar essas novas tecnologias que têm surgido no mercado, como a inteligência artificial generativa, por exemplo, e isso traz uma mar de possibilidades para a gente trazer inovações para o jornalismo", afirma Igor Costa, especialista em dados e inteligência artificial da companhia.

Em atuação desde 2006, o G1 surgiu como a primeira iniciativa de conteúdo jornalístico da Globo no meio digital. Hoje, o site atinge uma média de mais 55 milhões de usuários por mês e é alimentado por redações presentes em todos os estados brasileiros.

Leia mais 6z23s

ENERGIA

Cemig monitora rede elétrica com Pix Force 6r15g

Há 695 dias
DADOS

Grupo RIC: LGPD com Privacy Tools 641l50

Há 695 dias
CLOUD

Ourofino Agrociência adota soluções da Microsoft 1y1e2h

Há 695 dias
ENERGIA

2W Ecobank adota B1 585rb

SEGURANÇA

OceanGate: o que o caso nos ensina sobre inovação? 572m2n

CONTRATOS

São Paulo: pente fino em PJs e CLT Flex? 1l634k