
iPad já foi homologado pela Anatel, e deve começar a ser vendido até o final do ano
Novos lançamentos e o sucesso do iPad devem elevar as vendas de tablets a 19,5 milhões neste ano, prevê a consultoria Gartner.
Relatório publicado nesta sexta-feira estima uma alta de 181% no setor em 2011, chegando a 54,8 milhões de unidades. A projeção para 2014 é de vendas de mais de 208 milhões de aparelhos.
Segundo a Gartner, a América do Norte deverá ser responsável por 61% das vendas da categoria este ano. Participação que deve cair à medida em que os tablets chegam a outros países.
De acordo com a empresa de pesquisa, o crescimento dos tablets deve afetar de forma negativa outros segmentos de eletrônicos, como netbooks.
"A natureza 'tudo em um' dos tablets de mídia resultará na canibalização de outros eletrônicos de consumo como leitores eletrônicos, games e players de mídia", afirma Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa na Gartner, em nota.
Além da Apple, que começou a vender o seu tablet, o iPad, no meio deste ano, a canadense Research In Motion (RIM) já anunciou um rival. Outras empresas também estão entrando no mercado.
No Brasil, o iPad já foi homologado pela Anatel, e deve começar a ser vendido até o final do ano.