FUTURO

Gartner: 75% da TI terá métodos ágeis até 2018 4e4g6g

Levantamento aponta que maior parte das corporações terão problemas ao lidar com a nova realidade. 283s

28 de abril de 2015 - 15:00
Gartner faz suas previsões para os métodos ágeis. Foto: divulgação.

Gartner faz suas previsões para os métodos ágeis. Foto: divulgação.

A adoção de métodos ágeis para o desenvolvimento de tecnologias é uma tendência que chegou para ficar. Quem diz isso é Gartner, em pesquisa divulgada nesta terça-feira, 28.

A consultoria prevê que, até 2018, três quartos das empresas de TI tentarão desenvolver uma capacidade bimodal, misturando os métodos ortodoxos de trabalho com métodos ágeis.

De acordo com o Gartner, a TI bimodal associa dois modos de TI, um enfatizando escalabilidade, eficiência, segurança e precisão e um outro não sequencial, enfatizando agilidade e velocidade.

Para, Ian Head, diretor de Pesquisas do Gartner, os líderes de I&O sofrem a pressão dos clientes, que demandam maior velocidade. Dessa forma, eles estão utilizando o desenvolvimento ágil.

"No entanto, a mudança para o ágil não será, e não deveria ser, uma mudança imediata e generalizada. Ela deve primeiro ser implementada em áreas com uma real necessidade de velocidade nos negócios e, só então, poderá ser cuidadosamente colocada em prática, levando a cultura da organização em consideração", avalia o executivo.

Mesmo com a futura adoção destes métodos, o levantamento aponta que a maior parte das corporações terão problemas ao lidar com a nova realidade. Segundo o Gartner, menos de 50% delas colherão os benefícios de obter mais agilidade e maior gestão de riscos.

"Alterar os comportamentos e a cultura é fundamental para o sucesso de uma abordagem de TI bimodal. Estimamos que, em 2018, 90% das organizações de I&O que tentarem utilizar o DevOps sem abordar especificamente suas bases culturais falharão", diz Head.

Para o diretor, o caminho não se encontra em um modelo único e os líderes de I&O devem concentrar seus esforços em uma equipe inicial e projetos pilotos menores para a inserção das metodologias ágeis, mapeando processos e demandas internas.

"Primeiro é prstabelecer os valores e comportamentos necessários, além de realizar os esforços adicionais para reconhecer e reforçar os resultados desejados. Só então devem ar para o seguinte o, adotando métodos ágeis em maior escala", finaliza Head.

Leia mais 6z23s

Métodos ágeis em curso na PUC-RS 3ml5t

ThoughtWorks: mulheres ágeis 1k3wk

SERVIÇO COMPLETO

Start-Up Brasil: veja os detalhes 2y1sa

CHANCE

ThoughtWorks e PUC: curso de métodos ágeis 5y1k42

COMBINAÇÕES

Modelo MPS e Métodos Ágeis é tema de livro 196w4a

REFERÊNCIA

Livro foca métodos ágeis 4eq3l