SAP

Gartner: migração para o S/4 segue lenta 1u445d

Só 39% dos clientes já compraram licenças ou migraram para a última geração do ERP. 692jc

21 de março de 2025 - 10:06
Cliente SAP se move a os lentos. Foto: Depositphotos.

Cliente SAP se move a os lentos. Foto: Depositphotos.

A migração dos clientes da SAP do ECC para o S/4 segue em ritmo lento.

Segundo o último levantamento do Gartner sobre o tema, 61% dos clientes da multinacional alemã no ECC ainda não migraram nem adquiriram as licenças do S/4, um produto lançado ainda em 2015. 

O número é similar aos 70% divulgados em 2022, ainda que no meio tempo a SAP tenha se desdobrado em campanhas de incentivo de migração e a data do fim do e normal do ECC em 2027 se aproxime cada vez mais.

A base total de clientes do ECC estimada pelo Gartner é de 35 mil empresas, incluindo muitos grandes grupos empresariais que não estão lá muito animados com um grande projeto de atualização do seu ERP.

Segundo o Gartner, o ritmo de adesão lenta deve continuar. 

“O Gartner não viu anúncios que seriam determinantes para mudar essa a tendência”, resume de maneira bem direta para o site britânico The Christian Hestermann, o analista do Gartner responsável pelos relatórios sobre o S/4.

Hestermann lembra que no lançamento do S/4, os argumentos giravam em torno do potencial do sistema de banco de dados em memória; com a pandemia, o pitch ou a ser “modernização da cadeia de suprimentos” e agora o assunto da vez é inteligência artificial.

“Até o momento, isso não teve uma grande influência. Portanto, nenhum desses grandes eventos ou grandes anúncios causou uma grande mudança até agora; o progresso permaneceu relativamente estável”, analisa Hestermann.

Caso a tendência se mantenha e os clientes sigam migrando vagarosamente para o S/4, fica a pergunta em aberto sobre o que vai acontecer com o e.

O e normal do ECC acaba no final de 2027. Depois disso, fica disponível o chamado “extended ”, com um custo adicional de 2%, até o final de 2030. Depois, os clientes do ECC estariam por conta própria no mundo, sem updates ou e.

Vale lembrar que essas datas já são uma prorrogação. A data original para o final do e normal era 2025. Em 2020, foi anunciado o prolongamento para 2027. 

A SAP vinha se atendo a isso até pouco tempo atrás, mas no começo do ano vazou na imprensa os planos para o “SAP ERP, private edition, transition option”, uma forma de alguns clientes ficarem mais tempo no ECC.

Numa situação até agora bastante confusa, a SAP confirmou os planos e disse que o lançamento oficial deve acontecer ainda no primeiro semestre.

Em uma notinha aqui, um comentário do CEO acolá, ficou claro que a novidade deve ser para poucos. 

O que se sabe é que o tal “SAP ERP, private edition, transition option” deve focar em “pouquíssimos clientes” com “cenários de TI grandes e muito complexos”, e que já tenham embarcado no Rise With SAP, uma iniciativa da SAP focada justamente em promover a migração para o S/4. 

O cliente precisa estar com um pé dentro do upgrade para ganhar um pouco mais de tempo da SAP, por tanto. 

  • Mais sobre:

Leia mais 6z23s

SAP

Cimed migra do ECC para o S/4 Hana 6p2b3h

Há 63 dias
TRETA

Celonis processa SAP 5b1ib

Há 66 dias
ARRIBA

Botelho assume SAP no Brasil 3a2vc

Há 77 dias
CHINESA

Sicoob adota IA generativa da DeepSeek 4g254d

RESULTADOS

Delaware Brasil fatura R$ 100 milhões em 2024 l3o4c