EXCLUSIVO

Getnet: troca no comando da TI 521a

Sai Plínio Patrão, nomeado em abril, entra no lugar Ricardo Roquette, vindo do Santander. 49723n

07 de novembro de 2019 - 08:48
Coisas estão agitadas na Getnet. Foto: Divulgação.

Coisas estão agitadas na Getnet. Foto: Divulgação.

A Getnet, processadora de cartões do Santander, mudou o comando da sua TI: saiu Plínio Patrão, nomeado para o cargo de VP de TI em abril em meio a uma mudança geral de cargos na empresa, e entrou Ricardo Roquette, ex-superintendente executivo de TI do Santander.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada ao Baguete pelo banco espanhol por meio da sua assessoria de imprensa.

Patrão é um executivo experiente no setor de pagamentos, contratado com agens por áreas de tecnologia da Cielo, Redecard e Itaú. Ele entrou na Getnet em 2017.

Roquette está desde março no Santander, vindo da SafraPay, operação de pagamentos do banco Safra.

Mas essa é a segunda agem pela empresa de Roquette, que já esteve no Santander entre 2006 e 2015, trabalhando como superintendente de TI na área de pagamentos. Ele também tem uma agem pela área de Sistemas da Rede.

Ao que parece, o Santander está ando um pouco de trabalho para encontrar o time certo na Getnet, uma empresa da qual assumiu 100% do controle neste ano, ao adquirir os 11,5% nas mãos do fundo Manzat e de Guilherme Alberto Berthier Stumpf por R$ 1,43 bilhão. 

Em 2014, o banco já havia pagado outro R$ 1,1 bilhão para adquirir o controle do empresário gaúcho Ernesto Correa.

Na nota interna que divulgou a nomeação de Patrão, o presidente da Getnet, Pedro Coutinho, no cargo desde 2014, disse que "o que nos trouxe até aqui não irá garantir nosso futuro", o que envolve "transformar a Getnet em uma plataforma global do Santander".

No caso da TI, o comando da área na Getnet ficou entre 2003 e 2019 nas mãos de Cristian Cavalheiro, que no reajuste divulgado em abril ou a dedicar-se integralmente ao projeto de internacionalização da Getnet.

Ele foi diretor até a entrada do Santander, quando ou para o cargo de VP. O executivo foi analista de sistemas no Exército entre 1990 e 1997 e contratou alguns ex-colegas, o que dava a tônica das operações de TI do Getnet. 

Depois de adquirir o controle, em 2014, o Santander começou a mudar os quadros da Getnet, trazendo por exemplo Pedro Coutinho, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios do banco, para assumir a presidência no lugar de José Renato Hopf.

Hopf foi quem vendeu o conceito da Getnet para Correa, um empreendedor que começou no ramo de calçados e cuja fortuna só é superada pela sua discrição. Ele era a cara visível da GetNet. Hoje, ele está engajado na 4all, um outro projeto igualmente ambicioso.

Leia mais 6z23s

OPORTUNIDADE

Santander tem 400 vagas de TI 2g2d2w

Há 2185 dias
MERCADO

Spadoni, ex-Getnet, monta consultoria de TI 1u4454

Há 2189 dias
DATA CENTER

Stefanini compra 60% da TecCloud 1g32u

Há 2216 dias
DINHEIRO

Sicredi fecha acordo com Saque e Pague 4qne

EXCLUSIVO

Santander promove sacode na Getnet 6y2862

CAPACITAÇÃO

Meta entra em treinamentos 462k4v

TECNOLOGIA

Saque e Pague: Watson para todos 1mb4e

SANEAMENTO

Corsan implanta SAP com Meta 3w3r6d

INDÚSTRIA 4.0

SKA e Meta investem na Ayga 6d2u29

VAREJO

Havan faz projetos ágeis com Meta 6i5x33