Ghosh: software não dá dinheiro 6l234n

Hoje em dia, não se ganha dinheiro com softwares, mas com o tempo gasto no desenvolvimento deles. A opinião é do pesquisador indiano da Universidade das Nações Unidas, Rishab Aiyer Ghosh, que palestra no fisl 9.0 e, para embasar, sua tese apresenta números. 521v2w

18 de abril de 2008 - 17:47

Hoje em dia, não se ganha dinheiro com softwares, mas com o tempo gasto no desenvolvimento deles. A opinião é do pesquisador indiano da Universidade das Nações Unidas, Rishab Aiyer Ghosh, que palestra no fisl 9.0 e, para embasar, sua tese apresenta números.

"Nos EUA, menos de 6% dos programadores vendem seus softwares para empresas que os colocarão no mercado, ou seja, farão dinheiro com eles", defende Ghosh. E complementa, desta vez com o exemplo do usuário. "Isto se justifica. Basta ver do ponto de vista de quem compra o software: menos de um quinto do que é gasto nesta compra é pago pelo software em si! A maior parte é gasta em serviços, e, consultoria, etc".

Sobre o Brasil, Ghosh declarou ter ficado com boas impressões, especialmente a partir do fisl 9.0. Para ele, o desenvolvimento do software livre no país caminha a os largos, principalmente devido à adoção deste tipo de solução por segmento que ele definiu como "setores de usuário", como governo e varejo.