
Pedro Patrício, diretor Comercial para SAP BO na SAP Brasil. Foto: Divulgação.
O Girafa, loja virtual de produtos eletroeletrônicos que projeta receita de R$ 60 milhões em 2012, aderiu ao SAP Business One, em uma implantação realizada em dois meses pela Quintec, empresa do Grupo Sonda IT.
Com volume atual de nove mil produtos vendidos por mês, a companhia aposta no controle gerado pelo ERP para atingir a meta de duplicar o número de vendas em 2013.
“Estávamos diante de uma empresa impossibilitada de parar as atividades para implementar a solução, mas com necessidade de que os processos de backoffice fossem ados imediatamente. O desafio foi centralizar rapidamente o SAP B1 com o portal de vendas sem paradas bruscas”, relata Paulo Pompêo, diretor da Quintec.
Feita a implantação, o departamento de logística da companhia foi um dos que mais notou benefícios, segundo Marcelo Volpe, presidente do Girafa.
Conforme o executivo, o ERP facilitou o controle online de estoques, reunindo em uma única interface as informações de suas mercadorias alocadas nos depósitos localizados em São Paulo e Recife.
“Antes da adoção do SAP não tínhamos um controle exato das remessas que voltavam para os depósitos por problemas técnicos ou porque não satisfez o cliente por algum motivo pessoal. Hoje conseguimos separar o joio do trigo em relação a esta demanda”, afirma Volpe.
As rotinas contábeis também melhoraram: a emissão de 400 notas fiscais por dia, que levava seis horas para serem geradas, atualmente, leva uma hora e meia, segundo o presidente.
“O SAP B1 é uma solução escalável e flexível, que atende às demandas de todos os segmentos”, diz Pedro Patrício, diretor Comercial para SAP B1 na SAP Brasil.